1 de maio de 2025

Trump condenado: repercussão

Empresário se torna primeiro ex-presidente americano a ser declarado um criminoso. Ele foi considerado culpado nas 34 acusações. Trump em julgamento em NY nesta quinta-feira (30).
Seth Wenig/Reuters
Donald Trump, ex-presidente dos EUA, foi considerado culpado, nesta quinta-feira (30), no julgamento sobre a acusação de ter escondido contabilmente o pagamento de US$ 130 mil à atriz pornô Stormy Daniels na reta final das eleições de 2016. Naquele ano, ele derrotou a rival Hillary Clinton.
Após ser condenado pelo júri nas 34 condenações pelas quais respondia, o empresário atacou o julgamento e o juiz.
“Este foi um julgamento fraudado por um juiz em conflito que era corrupto”, afirmou Trump para a imprensa no local, enquanto saía do tribunal em Nova York.
“Este foi um julgamento vergonhoso. O veredito real vai ser dado no dia 5 de novembro pelo povo. Eles sabem o que aconteceu aqui. Todo o mundo sabe o que aconteceu aqui.”
Joe Biden, atual presidente americano candidato à reeleição pelo Partido Democrata contra Trump, aproveitou a oportunidade para pedir doações, mas não comentou diretamente a condenação do adversário.
“Há apenas uma forma de manter Donald Trump fora do Salão Oval: Nas urnas. Doem hoje para nossa campanha”, publicou Biden no X (antigo Twitter).
O diretor de comunicação da campanha do democrata, Michael Tyler, falou que Trump agora é um “criminoso condenado” e que isso prova que “ninguém está acima da lei”.
“Nós respeitamos o Estado de Direito e não temos outros comentários”, disse um porta-voz do Gabinete do Conselheiro da Casa Branca ao jornal “New York Times”.
Initial plugin text
Veja a repercussão da condenação abaixo:
Campanha à presidência de Joe Biden e Kamala Harris
“Hoje em Nova York, vimos que ninguém está acima da lei. Donald Trump sempre acreditou erroneamente que nunca enfrentaria consequências por infringir a lei para seu próprio ganho pessoal. Mas o veredicto de hoje não altera o fato de que o povo americano enfrenta uma realidade simples. Ainda só há uma maneira de manter Donald Trump fora do Salão Oval: nas urnas. Criminoso condenado ou não, Trump será o candidato republicano à presidência.
A ameaça que Trump representa para a nossa democracia nunca foi tão grande. Ele está conduzindo uma campanha cada vez mais desequilibrada de vingança e retribuição, comprometendo-se a ser um ditador ‘desde o primeiro dia’ e pedindo pela ‘rescisão’ da nossa Constituição para que ele possa recuperar e manter o poder. Um segundo mandato de Trump significa caos, a destruição das liberdades dos americanos e a fomentação da violência política – e o povo americano irá rejeitá-lo em novembro.”
Ted Cruz, senador republicano do Texas
“Este é um dia sombrio para os Estados Unidos. Este julgamento inteiro foi uma farsa, e não passou de perseguição política. O único motivo pelo qual julgaram Donald Trump é porque os democratas estão morrendo de medo que ele vença a reeleição. Esta decisão desgraçada não tem base legal e deve ser revertida assim que possível em um recurso. Qualquer juiz com o mínimo de integridade reconheceria que este julgamento todo foi totalmente fraudulento.”
Initial plugin text
J. B. Pritzker, governador democrata de Illinois
“Donald Trump é um racista, um homofóbico, um golpista e uma ameaça para esse país. Ele agora pode adicionar mais um título à sua lista – um criminoso.”
Initial plugin text
Mike Johnson, presidente da Câmara dos Deputados, republicano
“Hoje é um dia vergonhoso na história americana. Os democratas comemoraram ao condenar o líder do partido adversário por acusações ridículas, baseadas no testemunho de um criminoso condenado e que perdeu licença para advogar. Este foi um ato puramente político, não jurídico.
O uso agressivo do nosso sistema judicial em sido uma marca da Administração Biden, e a decisão de hoje é mais uma prova de que os Democratas não irão parar perante nada para silenciar a dissidência e esmagar os seus oponentes políticos.
O povo americano vê isso como guerra jurídica e sabe que é errado – e perigoso. O Presidente Trump irá apelar legitimamente deste veredito absurdo – e ele VAI GANHAR!”
Initial plugin text
Ron DeSantis, governador republicano da Flórida
“O veredito de hoje representa o resultado de um processo legal que foi submetido à vontade política dos atores envolvidos: um procurador de esquerda, um juiz partidário e um júri que reflete uma das regiões mais liberais da América – tudo num esforço para ‘pegar’ Donald Trump.
Que este caso – envolvendo supostas violações contraventoras de registos comerciais ocorridas há quase uma década – tenha sido instaurado é uma prova da degradação política do sistema de Justiça em lugares como a cidade de Nova York. Isto é especialmente verdade considerando que este mesmo procurador distrital rotineiramente perdoa conduta criminosa de uma forma que põe em perigo os cidadãos cumpridores da lei na sua jurisdição.
Costuma-se dizer que ninguém está acima da lei, mas também é verdade que ninguém está abaixo da lei. Se o réu não fosse Donald Trump, este caso nunca teria sido instaurado, o juiz nunca teria emitido decisões semelhantes e o júri nunca teria proferido um veredito de culpado.
Nos Estados Unidos, o Estado de Direito deve ser aplicado de forma fria e imparcial e não se sequestrado pela agenda política de algum tribunal arbitrário.”
Initial plugin text

Mais Notícias