O túnel de 60x60cm foi construído dentro de uma das celas. Nove internos, incluindo cinco transferidos sem autorização para a cela, foram retirados do local. Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferrreira, conhecida como Ferrugem.
Reprodução
Um túnel construído por detentos foi descoberto após uma tentativa de chacina na Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), em Sinop, a 503 km de Cuiabá, nessa quinta-feira (26). A descoberta aconteceu após vários conflitos internos entre os reeducandos, incluindo uma tentativa de chacina envolvendo detentos do raio 7 do presídio.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Segundo o boletim de ocorrência, o túnel de 60x60cm foi construído dentro de uma das celas.
Durante uma revista interna, os policiais receberam denúncias de que internos estariam quebrando paredes nos raios 06 e 07. Na inspeção, agentes encontraram um túnel, além de duas cordas artesanais conhecidas como “Maria Tereza”, indicando uma tentativa de fuga.
Nove internos, incluindo cinco transferidos sem autorização para a cela, foram retirados do local.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) informou que os reeducandos envolvidos foram identificados e serão responsabilizados criminalmente e administrativamente.
Tentativa de chacina
Dias antes da descoberta, um homicídio foi registrado em uma das celas do mesmo raio. A vítima foi encontrada com uma corda no pescoço e um bilhete que fazia referência a uma organização criminosa.
Outro episódio de violência foi registrado em 23 de dezembro, quando uma tentativa de homicídio contra seis internos do Raio 07 foi identificada.
Por necessidade de reparos nas instalações danificadas e a separação dos internos envolvidos para garantir a segurança da unidade, as visitas para os detentos do raio 07 foram suspensas nos dias 28 de dezembro até o dia 12 de janeiro de 2025.
A medida foi determinada pelo subdiretor da penitenciária de Sinop, Jean Lucas Chiarani que informou que o prazo de suspensão poderá ser prorrogado, dependendo do andamento das obras.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp