15 de outubro de 2024

Túnel das catraias é liberado após suspensão para obras ferroviárias

Intervenção foi realizada em um ramal ferroviário, uma linha secundária que ligará o terminal à linha principal, sendo necessária para reforçar o pontilhão, por onde passarão as catraias. Catraia
Nina Barbosa/G1
A passagem aquaviária no Rio dos Soldados, conhecida como túnel das Catraias, foi liberada nesta sexta-feira (11), em Santos, no litoral de São Paulo. O local estava interditado devido as obras de reforço no ramal ferroviário, a pedido do terminal da Cofco Internacional, empresa chinesa que atua com granéis vegetais.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O túnel foi interditado em 25 de setembro. A intervenção foi realizada em um ramal ferroviário, uma linha secundária que ligará o terminal à linha principal, sendo necessária para reforçar o pontilhão, por onde passarão as composições. Abaixo dele, foi retomado o fluxo das catraias entre Vicente de Carvalho, em Guarujá, e a Bacia do Mercado, em Santos.
Em nota, a Autoridade Portuária de Santos (APS) informou que a interdição foi suspensa na quinta-feira (10), e que a obra, que estava prevista para três semanas, foi concluída antes do prazo.
A Cofco informou que a interdição visou a garantia da segurança dos passageiros e, como alternativa durante as obras, o embarque e desembarque foi realizado no cais, por meio de um flutuante instalado no Armazém 15. Esta opção, já conhecida pela população, ocorre também nos dias de maré alta.
Ao todo, de acordo com a empresa, serão US$ 285 milhões investidos em duas fases de construção, que ampliará a capacidade portuária da empresa no Brasil de 4,5 para 14 milhões de toneladas. A operação está programada para iniciar em 2025. O terminal STS-11 será o único a concentrar as operações de todas as cargas da Cofco International.
VÍDEOS: g1 em 1 Minutos Santos

Mais Notícias