28 de setembro de 2024

Túnel no complexo viário da Urbana é finalizado após uma década de atraso em Natal

Obra fazia parte do pacote de mobilidade para a Copa do Mundo de 2014. Trincheira custou R$ 6 milhões e tem 6,5 metros de altura e 130 metros de extensão. Túnel no complexo do Viaduto da Urbana estava previsto para ser concluído no pacote de obras da Copa do Mundo, em 2014
Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
O túnel que compõe o complexo viário da Urbana, na Zona Oeste de Natal, foi finalizado e entregue nesta quarta-feira (25), dez anos após o prazo previsto, já que a trincheira fazia parte do pacote de obras para mobilidade em Natal para a Copa do Mundo de 2014 – a capital potiguar foi uma das 12 sedes da competição.
O tráfego de veículos no trecho foi liberado a partir desta quarta no sentido da Zona Oeste para a Zona Norte.
Com 6,5 metros de altura e 130 metros de extensão, o túnel custou R$ 6 milhões, com recursos da prefeitura e do governo federal.
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A obra, segundo o secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, fez parte de um projeto que envolveu a reforma na Avenida Felizardo Moura, na Rua Jandira e também na BR-226, no trecho chamado de Km-6 – esse último ainda em obra.
Há também uma rotatória embaixo do Viaduto da Urbana que tem previsão de ser inaugurado em outubro. O pacote dessas obras somou R$ 49 milhões.
“É uma obra que não está concluída como um todo, mas temos a etapa da Felizardo Moura já concluída e temos agora a da trincheira. Nada poderia ser motivo de deixar essa obra sem a passagem de veículos, já que é uma etapa que já foi vencida”, disse o secretário Carlson Gomes.
“É uma obra de super importância, de mobilidade, aqui para Natal, principalmente aqui nesse local que tinha muito problema de tráfego”.
De acordo com o secretário Carlson Gomes, alguns ajustes estão sendo feitos ainda nos arredores, mas nada que impeça o retorno do fluxo de veículos.
“Nós estamos trabalhando na conclusão da BR-226, e também aqui ao lado estamos com uma obra próximo à Urbana, inclusive afastando um muro um pouco da Urbana para dar um pouco mais de mobilidade aos veículos que por ventura vão utilizar a lateral da trincheira”, explicou.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), o túnel foi projetado com capacidade para a passagem de 2 mil veículos por hora.
O que muda com a obra?
Na prática, com a nova trincheira, os motoristas que saem da Avenida João Francisco da Mota, a Km-6, conseguem acessar o túnel para chegar direito à Avenida Doutor Mário Negócio e seguir para o bairro Quintas ou acessar a Avenida Felizardo Moura no sentido da Ponte de Igapó.
Antes, não era possível fazer essa rota: os condutores precisavam fazer o retorno ao redor da sede da Urbana, por vias menores, para subir pelo viaduto.
“Aqui era um local que tinha engarrafamentos constantes, dificuldade de locomocação, retardava a vida das pessoas que precisavam utilizar todos os dias esse trecho, agora esse problema vai melhorar bastante”, disse o prefeito Álvaro Dias.
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