8 de janeiro de 2025

Turismo teve aumento de 33% no número de visitantes internacionais no Ceará em 2024


Mais de 95 mil turistas vindos de outros países chegaram aos destinos cearenses durante o ano. Brasil teve mais de 6 milhões de visitantes estrangeiros. Canoa Quebrada, no litoral leste do Ceará, tem algumas das atrações naturais procuradas pelos turistas do exterior
Kid Junior/SVM
Em 2024, o Ceará foi o destino para mais de 95,2 mil turistas de outros países. Em comparação com o ano 2023, com o número de 71,5 mil turistas internacionais, o estado teve um aumento de 33,1% no número de visitantes estrangeiros. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (7) pelo Ministério do Turismo, pela Embratur e pela Polícia Federal.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Somente em dezembro, o Ceará recebeu um total de 9.535 estrangeiros. Conforme o ministério, o aumento reflete o esforço conjunto com a Embratur para promover os destinos brasileiros no exterior.
As belezas naturais, como as praias de Jericoacoara e de Canoa Quebrada, além das atrações culturais e das praias de Fortaleza foram citadas pelo ministério como alguns dos exemplos que explicam a busca dos estrangeiros pelas cidades do Ceará.
Também no interior, foram destacadas as opções do turismo em busca das trilhas, cachoeiras e sítios arqueológicos da Chapada do Araripe, na região do Cariri.
O Brasil registrou a entrada de mais de 6,6 milhões visitantes em 2024. Confira os estados com mais entradas de estrangeiros:
São Paulo: 2,2 milhões de visitantes
Rio de Janeiro: 1,5 milhão de visitantes
Paraná: 894,5 mil visitantes
Rio Grande do Sul: 879,4 mil visitantes
Outros estados com aumentos expressivos no número de turistas estrangeiros no último ano foram Roraima (97%), Santa Catarina (71%), Bahia (52%) e Pará (47%).
Conheça o turismo de aventura no sertão cearense
Ainda segundo o Ministério do Turismo, os argentinos lideram o volume de visitantes internacionais no país.
Confira os países de origem com maiores números de turistas estrangeiros no Brasil:
Argentina: 1,9 milhões de visitantes
Estados Unidos: 696,5 mil visitantes
Chile: 651,7 mil visitantes.
Conforme o levantamento, os países vizinhos Paraguai e Uruguai tiveram, juntos, um total de 833,4 mil turistas vindo ao Brasil em 2024.
Dentre as ações para atrair mais estrangeiros, o Ministério do Turismo destaca o lançamento da marca “Visit South America: um lugar, vários mundos”. Com a estratégia, o governo brasileiro tem parceria com Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile para promover os destinos destes países no exterior, com foco nos atrativos naturais, gastronômicos e de hospitalidade.
Para 2025, o governo federal prevê R$ 63,6 milhões de investimento no Programa de Aceleração do Turismo Internacional, buscando atrair novos voos em rotas nacionais. A expectativa é gerar, pelo menos, 500 mil novos assentos no período de um ano.
Aumentar o número de voos é uma das ações planejadas pelo governo federal para impulsionar turismo em 2025.
Camila Lima/SVM
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Mais Notícias