Segundo os bombeiros, grupo entrou no local sem nenhum guia turístico e apenas com as lanternas dos celulares. Caverna Terra Ronca 1, em Posse
Clenon Ferreira/O Popular
Os quatro turistas que desapareceram após entrarem em uma caverna no Parque Terra Ronca, em Posse, no nordeste de Goiás, chegaram a conseguir contatar a família. De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), os desaparecidos entraram no parque às 14h20 de domingo e conseguiram falar com familiares pela última vez no mesmo dia, por volta das 22h30.
“O último contato deles foi com a família, às 22h30, em que relataram que estavam com frio”, explicou a Semad, em nota.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Segundo o Corpo de Bombeiros, o grupo entrou na caverna Terra Ronca 1 no domingo (30) sem nenhum guia turístico e apenas com as lanternas dos celulares. A Semad ainda explicou que não é permitido explorar a caverna sem guias. Segundo o governo, os desaparecidos são:
Idoso de 64 anos;
Três homens entre 23 e 30 anos; um deles, segundo a Semad, caiu de moto há dois dias e está com o joelho lesionado.
LEIA TAMBÉM
Turistas desaparecidos conseguiram falar com a família e relataram estarem com frio, diz governo
Grupo some por cerca de 20 horas após fazer trilha em Planaltina de Goiás
Turista americano desaparece após ser surpreendido pelo aumento no volume d’água em cachoeira na Chapada dos Veadeiros
Caverna situada no Parque Estadual de Terra Ronca (PETeR), em Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
O
Buscas
De acordo com a instituição, trabalham na ocorrência quatro equipes que contam com 18 pessoas ao todo. Compõem as equipes funcionários da Semad, do ICMBio, militares do Corpo de Bombeiros, além de guias, uma brigada comunitária e moradores da região. As buscas também são feitas com apoios de drones, que ajudam a fazer a varredura das áreas.
“Foi identificada a falta deles ontem 18h, quando anoiteceu e eles não retornaram ao local determinado”, explicou o comandante do batalhão dos bombeiros em Posse, Salathyel Gomes Carvalho.
O governo explicou que acredita-se que os desaparecidos tenham saído da caverna em questão e que estejam em uma mata fechada localizada na região do Buracão. A hipótese é em razão de rastros encontrados horas atrás.
Parque Terra Ronca
Caverna Terra Ronca 1, em Posse
Clenon Ferreira/O Popular
De acordo com a Semad, o parque foi criado em 1989 e delimitado em 1996. Ele conta com cavernas, espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção, rios, cachoeiras e sítios ecológicos.
Em 2023, a Semad aprovou o Plano de Manejo Espeleológico do Parque Estadual de Terra Ronca (Peter), um documento que estabelece normas para o zoneamento e uso de cavernas no parque. A estimativa é que no interior do Peter, um dos conjuntos espeleológicos mais importantes da América do Sul, existam mais de 200 cavernas.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás