Vídeo de porquinha Bonnie no pote de água dos cachorros foi visto mais de 2,2 milhões de vezes. Tutora e veterinária falam sobre cuidados para se ter um mini-porco de estimação. Tutora flagra mini-porca de estimação dentro de pote de água dos cachorros
A mini-porca de estimação Bonnie já é sucesso nas redes sociais. A tutora dela, Maria Vitória Cardoso, compartilha a rotina e travessuras da porquinha em Florianópolis.
Em um dos vídeos, visto mais de 2,2 milhões de vezes até a noite de sábado (23), a pet entra dentro do pote de água dos cachorros (assista acima).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Maria Vitória tem 20 anos, estuda medicina veterinária e conta que sempre quis ter um porquinho. “Em 2021, eu decidi começar a pesquisar sobre os cuidados e criadores, porque não adianta ser um sonho e a gente nem saber como cuida, né?”.
O nome “Bonnie” é em homenagem a uma personagem da série “The Vampire Diaries”. Ela adquiriu a mini-porca no ano passado, com 1 mês de idade. Ela pesava 1 quilo. Atualmente, a porquinha tem 9 meses e 4,5 quilos. A tutora disse que o animal vai crescer mais.
Tutora dá banho em mini-porca de estimação
Inclusive, Maria Vitória destacou que quem quiser ter um mini-porco precisa cuidar bastante da alimentação do bichinho.
“É importante lembrar que precisa ter bastante controle de quantidade e frequência, porque não há genética que aguente. Se você comprar o mini-porco com a melhor genética e dar muita comida, ele vai ficar enorme igual!”.
Em relação à rotina da porquinha, a tutora disse que ela levanta cedo e é bem carinhosa.
“A Bonnie acorda sempre por volta das 7h. Ela dorme no meu quarto comigo. Quando acorda, começa a chorar na porta para ir para quintal, que é a parte preferida do dia dela, onde ela fica o dia inteiro pastando, fuçando e fazendo coisas de porquinho [risos]”, contou a tutora.
À noite, a mini-porca também fica junto de Maria Vitória.
“Ela sempre sabe quando está na hora da janta e começa a me seguir igual a uma sombra pela casa inteira, e sabe a hora que vou dormir e vai para o quarto comigo. Antes de dormir, eu faço uma limpeza nela, limpo o focinho, patas e orelhas com lencinho umedecido. Também passo hidratante nessas regiões porque a pele dos porquinhos é bem seca. Ela fica na cama comigo, no meu colo, até dar a hora de dormir realmente. Ela é muito carinhosa e ama colo”, resumiu.
Mini-porca Bonnie
Maria Vitória Cardoso/Arquivo pessoal
Para quem também quiser ter um mini-porco de estimação, a tutora tem conselhos:
“A pessoa que for adotar ou comprar um porquinho precisa ser forte porque eles são muito inteligentes, teimosos e fofos, e, infelizmente, precisam de limites, regras, horários. Caso contrário viram um problema depois”.
Sobre o mini-porco
A professora universitária e veterinária Maria Cecília Camargo Bernart esclareceu que “os mini-porcos são pequenas raças de porco doméstico com características físicas quase distintas, mas que exigem cuidados básicos específicos”. Não se trata de uma espécie diferente.
Mini-porca Bonnie e tigela de frutas
Maria Vitória Cardoso/Arquivo pessoal
“Como o próprio nome diz, ele é um mini-porquinho em comparação com os suínos que estamos acostumados a ver. O mini-porco de estimação possui um focinho pequeno e curto e orelhas bem pontudinhas”, completou.
O mini-porco é um animal muito inteligente e afetuoso, conforme a veterinária. Ele vive de 15 a 30 anos.
Alimentação
“Os porcos são animais bem comilões, por isso, é fundamental que ele tenha uma rotina de alimentação saudável e controlada”, comentou a veterinária. Segundo ela, o ideal é que o animal seja alimentado três vezes ao dia.
Além da ração para mini-porco, o bichinho adora frutas, verduras e legumes como petiscos.
O mini-porco pode pesar entre 25 e 30 quilos e medir até 40 centímetros de altura ainda quando filhote. O animal adulto pode atingir até 90 centímetros e pesar até 80 quilos, de acordo com o desenvolvimento de cada um.
Banho e cuidados com a pele
O banho deve ser feito com xampu neutro adequado, e a temperatura da água deve ser amena para não queimar o animal.
Para evitar o ressecamento da pele do mini-porco, um hidratante deve ser passado em dias frios. Já em dias de exposição ao sol, deve-se passar o protetor solar.
Vacinação e saúde
Os mini-porcos devem ser vacinados contra leptospirose e erisipela. Além disso, a vermifugação é importante. É importante consultar o veterinário a respeito dos vermes que podem atacar o animal e quais os medicamentos a serem usados.
De acordo com Bernart, o mini-porco de estimação precisa de acompanhamento veterinário regular, com exames de rotina.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias