Mundialmente conhecido pelo pioneirismo em várias atividades e pelo espírito empreendedor, ele foi o fundador do grupo Zahran, que reúne empresas como a Rede Matogrossense de Comunicação (RMC) e a Copa Energia. Nesta quinta-feira, dia 15 de agosto, se celebra seu centenário. Ueze Elias Zahran.
Arquivo/TV Morena
“Sonhar sempre, e desistir, nunca. Nunca desistir, nunca”, esse era o lema de um dos maiores empresários do país, Ueze Elias Zahran. Ele ficou mundialmente conhecido pelo pioneirismo em várias atividades e pelo espírito empreendedor. Foi o fundador do grupo Zahran, que reúne empresas como a Rede Matogrossense de Comunicação (RMC) e Copa Energia, maior companhia de engarrafamento, comercialização e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) da América Latina, que atua com as marcas Copagaz e Liquigás.
Visionário, Ueze Zahran foi o responsável por trazer a TV para Mato Grosso do Sul, além de diversos outros empreendimentos que impulsionaram a economia do estado e do país. O empresário faleceu em dezembro de 2018, aos 94 anos. Nesta quinta-feira, dia 15 de agosto, se celebra seu centenário.
Nesta reportagem do g1 você conhecerá melhor a trajetória de um dos maiores empresários do Brasil.
Filho de Elias e Laila Zahran, Ueze nasceu em 15 de agosto de 1924, em Bela Vista, região sudoeste de Mato Grosso do Sul. Era o segundo, dos seis filhos do casal. A família viveu na cidade por dois anos e depois se mudou para Campo Grande, em busca de novas oportunidades.
Sentados, dona Laila e seu Elias, e em pé, ao fundo, da esquerda para a direita, Eduardo, Ueze, Nagib, Jorge e Jeannette e, entre o casal, João
Arquivo
Instalados em Campo Grande, foi na rua 14 de Julho, esquina com a Barão do Rio Branco que o patriarca Elias, abriu o primeiro comércio, o bar Central. O estabelecimento funcionou durante 20 anos e foi a primeira experiência de trabalho de Ueze, que junto com seu irmão Eduardo Zahran, ajudava os pais no caixa do estabelecimento. Na década de 1940, a família fechou o bar e abriu a padaria Moderna.
Sonho de empreender
Desde jovem, quando ajudava nos negócios da família, Ueze já sonhava em empreender. Ele queria ter sua própria empresa e proporcionar mais qualidade de vida para sua família. Uma dessas experiências foi com a venda de farinha, que o empresário buscava em São Paulo.
Aos 21 anos, após comprar uma torrefadora e conseguir autorização do governo brasileiro, o Ueze passou a exportar café de Campo Grande para a Argentina.
Primeiro grande negócio
Campanha que colocava fotos de crianças desaparecidas em botijões de gás ganhou o Brasil.
TV Morena/Reprodução
O primeiro grande negócio da família Zahran veio após o casamento com Lucila Peluffo, quando Ueze tinha 31 anos: uma distribuidora de gás.
Ueze e dona Lucila se casaram na década de 50
TVCA/ Reprodução
“Minha mãe pretendia conhecer os parentes de São Paulo, pediu para ir a São Paulo e eu favoreci. Ficou um mês lá e voltou apaixonada por fogão a gás”, contou Ueze em entrevista sobre a Copagaz.
Com um olhar sempre atento e a frente do seu tempo, o empresário fundou a distribuidora de gás, Copagaz, em 1955. Fazia a recarga dos botijões em São Paulo e os mandava por ferrovia para o ainda estado uno de Mato Grosso.
A Copagaz, após a fusão com a Liquigás em 2020, deu origem à Copa Energia, líder no Brasil e na América latina no engarrafamento, comercialização e distribuição de GLP.
A chegada da TV em Mato Grosso do Sul
TV Morena, 1° emissora de MS.
TV Morena/Reprodução
A atuação empresarial de Ueze Zahran não se limitou ao setor de energia. Ele também foi pioneiro na área de comunicação. Em um momento em que o país tinha 26 emissoras de televisão, entrou na concorrência para a concessão de canais de televisão e ganhou o direito de montar três emissoras geradoras em Campo Grande, Cuiabá e Corumbá.
No natal de 1965, junto com seus irmãos, o empresário inaugurou a TV Morena, em Campo Grande, 1° emissora do antigo Mato Grosso. Dois anos depois, inaugurou a TV Centro América, em Cuiabá, e em 1970, a emissora de Corumbá.
No início a programação era gerada por outras emissoras de TV e em janeiro de 1976 a então Rede Matogrossense de Televisão se tornou afiliada da Rede Globo.
Hoje, com sete emissoras de TV, rádios e sites, a Rede Matogrossense de Comunicação é uma das maiores empresas do setor do país.
Responsabilidade social
Fundação Ueze Zahran. inaugurada em 1999
TVCA/ Reprodução
Muito além do empresário visionário, Ueze Zahran também se destacava por sua empatia pelo próximo. Admirado por ser uma pessoa altruísta, ele se doava ao próximo.
A responsabilidade social sempre foi uma prioridade em sua vida. Essa preocupação em oferecer sempre a melhor qualidade de vida aos seus colaboradores rendeu ao longo de sua vida a conquista de dezenas de prêmios.
Como reconhecimento pelo trabalho em prol da sociedade, Ueze Zahran foi convidado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a fazer parte do Pacto Global. Ele também recebeu o título de Guardião do Desenvolvimento do Milênio da ONU, em reconhecimento ao seu trabalho.
Ueze Elias Zahran é homenageado pela ONU em Mato Grosso do Sul
Reprodução/ TVCA
Em 1999, esse compromisso foi além, com a criação da Fundação Ueze Elias Zahran, para a implementação de projetos e ações sociais. Entre 1999 e 2015, mais de 25 mil pessoas fizeram cursos de informática pela fundação, uma capacitação fundamental para o acesso ao mercado de trabalho. Atualmente, os cursos são oferecidos em parceria com o Senac.
E foi no ano de 2011 que o olhar do empresário se voltou para o potencial de crianças e adolescentes para a música. Assim, surgiu a Orquestra Grupo Zahran e, logo em seguida, a Orquestra Indígena. Hoje, são mais de 360 alunos em atividades com parceiros da Fundação Zahran.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: