Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (11), o reitor Custódio Almeida tirou dúvidas sobre a construção de novo campus na Praia de Iracema. Edifício São Pedro, em Fortaleza, antes da demolição. UFC pretende ocupar a área do prédio demolido.
Prefeitura de Fortaleza
A Universidade Federal do Ceará (UFC) quer ocupar de forma imediata o terreno onde ficava o edifício São Pedro, prédio histórico localizado na Praia de Iracema que foi demolido por risco de desmoronamento, conforme o reitor da instituição, Custódio Almeida.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (11), o reitor tirou dúvidas sobre a construção do novo espaço, que foi pensado para ser um equipamento acadêmico das áreas de cultura, arte e eventos.
No entanto, antes mesmo de ser finalizada a construção deste centro cultural, a instituição já quer usar o local para feiras das profissões e de livros, apresentações culturais e artísticas e demais manifestações da universidade:
“O projeto é a criação de um centro cultural, onde o foco seja cultura, arte, entretenimento, eventos – para servir toda a universidade e parceiros. Como esse processo tem uma demora natural, nosso interesse não é de esperar o tempo em que isso (o centro) vai ficar todo pronto para ocupar. A gente já quer iniciar uma ocupação usando o espaço para várias atividades. Nossa ideia não é botar tapume, fechar e deixar guardado até que a obra comece.”, comentou o reitor.
LEIA TAMBÉM:
Terreno onde ficava o ‘Copacabana Palace cearense’ é pedido pela UFC para construção de novo campus
Ceará pode perder parque de cânion e metade da maior unidade de conservação em litígio com o Piauí
A UFC ainda aguarda a notificação formal da Superintendência do Patrimônio da União de Brasília de que a cessão do terreno está aprovada. Só depois desta etapa, a universidade pode assumir o espaço. A nível local, a UFC já tem o “sim”, conforme Custódio.
“Nós ainda não fomos notificados de que a UFC já pode assumir o terreno. Fomos informados pelo Patrimônio da União que esse encaminhamento interno foi feito para Brasília atendendo o pedido da UFC. O pedido foi acatado em nível local e foi, com aval da Superintendência local, encaminhado para conclusão em Brasília. Logo que formos formalmente notificados, vamos poder tomar providências de ocupação”, explicou o reitor.
Terreno onde ficava o edifício São Pedro após conclusão dos serviços de demolição
Daniel Calvet/Prefeitura de Fortaleza
Entenda
Demolição do Edifício São Pedro é concluída
A Universidade Federal do Ceará (UFC) solicitou à Secretaria de Patrimônio da União (SPU) a cessão gratuita do terreno. O equipamento a ser construído no terreno do edifício São Pedro deve fazer parte do novo Campus da Praia de Iracema, um espaço anunciado pela UFC para abrigar a graduação, a pós-graduação e os laboratórios do Instituto de Ciências do Mar (Labomar).
O local também deve ser a sede do Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN), que vai funcionar como uma espécie de museu interativo com exibições sobre ecossistemas do Ceará, fósseis, descobertas arqueológicas e divulgação científica em geral.
Conforme o anúncio inicial, de dezembro de 2023, o campus de Iracema seria construído no terreno do projeto abandonado do Acquario do Ceará, localizado a cerca de 700 metros do edifício São Pedro. A doação foi oficialmente selada em maio deste ano.
A UFC anunciou que os Correios também doariam um terreno próximo ao Acquario para a universidade, de modo a obter mais espaço para a instalação do novo campus. O processo de doação, no entanto, ainda está em fase de estudos.
Agora, com o terreno do São Pedro, a UFC espera ampliar o tamanho do campus de Iracema, que ainda não tem prazo para começar a ser construído.
Área do Acquario
Obra do Acquario do Ceará está parada desde 2017 e sem previsão de retomada
Arquivo pessoal/Lucas Mendes
Ainda sobre as obras do novo Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e do Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN), o reitor Custódio Almeida disse que as verbas estão garantidas. A UFC anunciou que recebeu recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que investirá R$ 5,5 bilhões na rede federal de educação superior.
Esta verba também será usada para a construção completa de um novo hospital universitário localizado no Campus do Porangabussu. Para esses projetos, a instituição ainda vai abrir publicamente as licitações. As obras, talvez, sejam entregues em 2026.
Os recursos para a construção do centro cultural no antigo São Pedro, no entanto, ainda serão captados. Custódio não descartou PPP (Parceria público-privada).
“Não temos no PAC a previsão orçamentária para a área do edifício São Pedro. A área do São Pedro é uma busca de recursos que a universidade vai fazer logo que ela for oficiada de que tem a posse do terreno. O PAC começou a ser negociado desde antes. Esse ano nós incluímos as obras. Para ele ser incluído, a cessão deveria ter acontecido bem antes”, acrescentou o reitor.
Custódio também reforçou a busca por outros espaços para a construção de mais equipamentos que farão parte do Campus Iracema:
“Nós chegamos e vamos ficar na Praia de Iracema. Não existe data para ir embora. Universidade não se desinstala”, disse o reitor.
UFC quer ocupar ‘imediatamente’ terreno onde ficava edifício São Pedro com atividades cult
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: