Instrumento será exclusivo para verificação da condição de renda de candidatos por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Entrada do campus da UFSCar em São Carlos
Reprodução EPTV
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) vai adotar o CadÚnico como instrumento exclusivo para reserva de vagas por condição de renda do candidato por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir de 2025.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Segundo a UFSCar, o novo documento utilizado pelo candidato será o Extrato de Consulta Completa, que leva em torno de 90 dias para ser emitido após o acesso ao Número de Identificação social (NIS), emitido pela Caixa.
Desta forma, o candidato deve agilizar o cadastramento ou atualização presencialmente em posto de atendimento do CadÚnico do município ou Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). As vagas reservadas são para pessoas com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo.
LEIA TAMBÉM:
VESTIBULAR: UFSCar no Sisu 2024: veja peso das áreas do Enem nos cursos, regras e datas de inscrição e resultado
RELEMBRE: UFSCar 2024: com melhores notas, candidatos perdem vaga em 2ª chamada e questionam resultado; universidade fará auditoria
AUDITORIA: Após erro em lista da UFSCar, candidatos desconvocados podem processar instituição; entenda
Simplificando
Campus da UFSCar em São Carlos
Reprodução/EPTV
De acordo com o pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE), Djalma Ribeiro, o sistema foi adotado como para simplificar e agilizar o processo de ingresso à UFSCar. Anteriormente, a seleção de reservas de vaga era feita através de cadastro em site próprio.
“A reserva de vagas para pessoas de baixa renda já existe e vem sendo aplicada, até 2023 a UFSCar adotava um site próprio e no momento da matrícula a pessoa tinha que reunir um conjunto grande de documentos dela e de todo núcleo familiar para comprovar se a vaga era de direito. E essa avaliação tinha que ser feita em um curto espaço de tempo da universidade”, comentou.
O pró-reitor reforça que universidade tem uma política de reservas de vaga desde 2008 via Sisu para aqueles que “se autodeclaram, pretas, pardas e indígenas, pessoas com deficiência ou quilombolas e também para pessoas que se encontram em situação de refúgio ou imigração e pessoas que concluem o ensino médio integralmente em escolas públicas”.
Como fazer o cadastro
A solicitação de adesão ao CadÚnico ou atualização precisa ser feita presencialmente pelos candidatos nos postos de atendimento da cidade. Para descobrir os locais onde é possível fazer a inscrição, acesse o link do site cadunico.dataprev.gov.br.
Para realizar ou atualizar o cadastro, são necessários os seguintes documentos originais de todas as pessoas que residem na casa:
Maiores de 18 anos:
RG
CPF
Título de Eleitor
Carteira de Trabalho Digital
Comprovante de renda/Holerite (quando houver)
Comprovante de residência (água e luz recente com data de emissão de no máximo três meses)
Menores de 18 anos:
Certidão de Nascimento
RG
CPF
Declaração escolar
Reveja vídeos da EPTV Central:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara