15 de janeiro de 2025

Um ano após explosão em Campos do Jordão, inquérito policial sobre o caso não foi concluído; entenda

O caso completou um ano na segunda-feira (22). A explosão aconteceu em um condomínio localizado Morro do Elefante e deixou 10 apartamentos destruídos. Quatro pessoas ficaram feridas. Imagem de arquivo – Polícia Científica faz perícia em prédio onde houve explosão em Campos do Jordão
Laurene Santos/TV Vanguarda
Um ano após a explosão que destruiu 10 apartamentos de um condomínio de Campos do Jordão e deixou quatro pessoas feridas, o inquérito policial que investiga o caso ainda não foi concluído.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A tragédia aconteceu no dia 22 de abril do ano passado, durante o feriado de Tiradentes, quando a cidade da Serra da Mantiqueira recebia milhares de turistas. A explosão foi provocada pelo acúmulo de gás e faísca elétrica – relembre abaixo o que aconteceu.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o caso vem sendo investigado pela Polícia Civil de Campos do Jordão, que ouviu todas as pessoas consideradas envolvidas no acidente.
VEJA TAMBÉM:
Um ano após explosão, médica que teve 80% do corpo queimado fala sobre recomeço e diz que quer ajudar a tratar vítimas de queimaduras
A Rede Vanguarda apurou com a Polícia Civil da cidade que, com a conclusão dessa fase de coleta dos depoimentos, o inquérito está praticamente pronto. O objetivo é que ele seja concluído até a próxima semana.
Assim que o inquérito for totalmente concluído, ele será entregue ao Ministério Público de São Paulo, que analisará o documento. A partir dessa análise, o MP pode oferecer denúncia à Justiça, solicitar mais investigações ou pedir arquivamento do caso.
Após um ano, vítima relembra explosão em condomínio de Campos do Jordão
O caso
A explosão aconteceu por volta das 20h do dia 22 de abril de 2023, no condomínio Saint Ettiene, que fica na rua dos Manacás, no Morro do Elefante. Ao todo, 10 dos 32 apartamentos do imóvel ficaram destruídos e quatro pessoas ficaram feridas.
Turistas relataram ao g1 que os vidros de imóveis próximos tremeram e houve um forte barulho. Carros ficaram sob escombros e destroços foram lançados à distância.
Condomínio destruído após explosão em Campos do Jordão, SP
Douglass Fagundes
O que provocou a explosão?
Laudo realizado pela perícia da Polícia Civil apontou que a explosão no condomínio foi provocada pela liberação de gás em um apartamento do primeiro andar do prédio seguido de uma faísca elétrica.
De acordo com o laudo, a explosão aconteceu entre a sala e a cozinha do apartamento 109 e foi causada por uma “liberação de gás GLP pelo terminal de conexão do ponto destinado a lareira”.
Ainda segundo a conclusão da perícia, o registro do terminal estava aberto e, com isso, houve um grande acúmulo de gás no local, muito superior ao dos outros apartamentos, que estavam com o registro fechado. Na sequência, uma faísca elétrica causou a explosão.
Condomínio destruído após explosão em Campos do Jordão, SP
Douglass Fagundes
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias