11 de janeiro de 2025

Um ano após impasse, Fávaro ameniza ‘desconvite’ da Agrishow: ‘Não teve nada de pessoal’

Ao lembrar episódio em 2023, ministro da Agricultura citou cenário de país dividido após eleições durante cerimônia de abertura da feira de tecnologia agrícola. Evento teve abertura com autoridades antecipada neste domingo (28) e fechada para expositores e imprensa. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, na Agrishow 2024
Rodolfo Tiengo/g1
Um ano depois de ter sido desconvidado a participar da cerimônia de abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, esteve presente na solenidade oficial da edição 2024 da feira de tecnologia agrícola neste domingo (28) e amenizou o impasse entre o governo federal e a organização do evento ocorrido em 2023.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
“Nós saímos da eleição um país muito dividido, intolerante, mas não teve nada de pessoal. Eu compreendi o momento, a organização da feira compreendeu também o desencontro, mas o que é mais importante é que durante todo o ano de 2023 o governo sempre esteve ao lado da indústria de máquinas retomamos investimentos”, disse à imprensa ao ser questionado sobre o episódio.
Em 2023, a cerimônia oficial de abertura com autoridades da feira, considerada uma das maiores referências nas inovações do campo do Brasil e do mundo, foi cancelada depois que a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República afirmou que o Banco do Brasil iria retirar todos os patrocínios ao evento.
Decisão tomada, segundo a União, após a Agrishow desconvidar o ministro da Agricultura para uma das atrações da feira, já que o ex-presidente Jair Bolsonaro tinha sido chamado. Para este ano, com a presença esperada dos ministros de Lula, a organização da Agrishow, pela primeira vez em quase 30 anos, antecipou em um dia a realização da cerimônia com autoridades, fechada apenas para expositores e imprensa – a abertura para o público em geral só ocorre na segunda-feira (29).
Além dele, o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e a ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, também estiveram presentes.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, junto com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e o presidente da Agrishow, João Marchesan
Rodolfo Tiengo/g1
Fávaro disse que o impasse com a feira ficou no passado. Em 12 de março, ele recebeu representantes do setor agropecuário, incluindo membros da organização da feira, para obter propostas referentes ao novo Plano Safra, que deve ser anunciado nas próximas semanas, com a promessa de um volume recorde.
“Tenho certeza que a Agrishow se consolida como a maior feira em parque aberto do mundo na agropecuária e vai ser a grande feira pujante, promotora dos novos desafios, equipar o homem do campo.”
Agrishow 2024
Considerada uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo, a Agrishow acontece em Ribeirão Preto entre 29 de abril e 3 de maio com a expectativa de receber 200 mil pessoas e movimentar R$ 13,2 bilhões em negócios.
Com 520 mil metros quadrados, o evento apresenta máquinas e equipamentos para diferentes setores da cadeia produtiva, muitas delas inspiradas em aplicações de inteligência artificial, energia fotovoltaica e conexão remota.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região

Mais Notícias