17 de novembro de 2024

Umidade do ar chega a 15% em Piracicaba e região tem alerta vermelho para onda de calor; entenda

O nível ideal para o índice de umidade é acima dos 30%. Temperaturas devem ficar 5 graus acima da média por período maior do que cinco dias. Condição é desafiadora para saúde, aponta especialista. Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta laranja de perigo para baixa umidade do ar e vermelho para onda de calor na região de Piracicaba.
Reprodução/Inmet
Nesta quarta-feira (21), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas vermelho, de grande perigo para onda de calor, e amarelo, para baixa umidade do ar em, praticamente, todo interior do estado de São Paulo, incluindo a área de cobertura do g1 Piracicaba (SP) e região, com 18 cidades, com previsão de tempo quente e seco. O aviso tem validade até esta sexta-feira (23).
Em agosto, o município registrou dois dos menores índices de umidade mínima do ar neste ano, chegando a 15% nesta terça-feira (20) e, na última quarta-feira (14), atingiu 19%.
O nível ideal para o índice é acima dos 30%. O aviso amarelo do Inmet indica baixo risco de incêndios florestais . Mas, o instituto faz recomendações para população. Veja mais, abaixo.
📲Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Fazer hidratação contínua e evitar exposição direta ao sol são medidas importantes durante período de onda de calor previsto para região de Piracicaba
Claudia Assencio/g1
Amplitude térmica
A amplitude térmica, que é a diferença entre as maiores e menores temperaturas registradas na cidade no mesmo dia, chamou atenção dos especialistas. Nesta terça-feira (20), também ficou em torno do 21 graus de oscilação, com mínimas de 13ºC e máximas de 34,5ºC em Piracicaba, segundo Inmet.
Situação desafiadora para saúde
O professor e pesquisador Fábio Marin, do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq, afirma que esta condição de dias muito quentes é mais comum no período de transição entre o fim do inverno e aproximação com a chegada da primavera. Entretanto, ressalta o especialista, inspira cuidados com a saúde, uma vez que a previsão é de dias mais frios no fim de semana.
“Isso faz parte dessa fase de final de inverno, com temperaturas máximas elevadas. Mas, por conta da baixa umidade do ar, pela falta de nuvens, as noites costumam ter temperaturas relativamente baixas. Tivemos 21 graus de amplitude térmica e 15% de umidade relativa do ar. Condições desafiadoras para a saúde nesta semana, com a chegada de onda de frio no fim de semana”, alerta.
⚠️Recomendações de saúde: O Inmet emitiu também recomendações de saúde para a população no alerta de baixa umidade. 👇Confira:
Beba bastante líquido
Evite desgaste físico nas horas mais secas
Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia
Use hidratante para pele e umidifique o ambiente
Obtenha mais informações com a Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193) ☎️
Incêndios florestais
Incêndio atingiu canavial na região do Capim Fino em Piracicaba, na última semana
Reprodução/EPTV
A onda de calor que passa por boa parte do país, e atinge também a região de Piracicaba (SP), traz altas temperaturas e um tempo seco. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Defesa Civil do estado de São Paulo, emitiu um alerta sobre rico de incêndios florestais em boa parte do estado.
O alerta vale para 16 regiões, incluindo a de Campinas, que abrange Piracicaba e outros municípios. O texto traz a seguinte recomendação: “Risco elevado para incêndios florestais na região. Redobre a atenção em áreas de vegetação seca. Não coloque fogo no mato, isso é crime ambiental.”
A Defesa Civil do estado já está emitindo alertas de riscos de incêndio e baixa umidade desde o último sábado (17).
Além da Defesa Civil estadual, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de onda de calor e baixa umidade. Os alertas estão no segundo nível (laranja), que indica perigo.
Calor na região de Piracicaba: recomendação é se hidratar e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes
Reprodução/EPTV
🔥E até quando vai o calor? Segundo o Inmet, o alerta vale até a quarta-feira (21), às 12h. Neste período, a temperatura pode ficar até 5ºC acima da média
Já sobre a baixa umidade, o alerta mais severo, de perigo, vale para esta terça-feira (20) e informa que a região pode ter a umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%.
“Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz”, diz o comunicado.
O Inmet emitiu algumas orientações para a população nesse período mais quente e seco:
Beba bastante líquido;
Atividades físicas não são recomendadas;
Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta laranja de perigo para baixa umidade
Claudia Assencio/g1
Previsão do tempo
Conforme o Inmet, as temperaturas máximas na região ficam acima dos 30ºC pelo menos até sexta-feira (23). Não há previsão de chuva ao longo desta semana. Veja a previsão por dia 👇
Terça-feira (20) – mínima de 18ºC e máxima de 36ºC
Quarta-feira (21) – mínima de 14ºC e máxima de 34ºC
Quinta-feira (22) – mínima de 18ºC e máxima de 35ºC
Sexta-feira (23) – mínima de 17ºC e máxima de 34ºC
Sábado (24) – mínima de 14ºC e máxima de 27ºC
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Mais Notícias