Índice mínimo foi registrado nas estações meteorológicas do Gama e de Brazlândia. Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), ideal é que umidade fique acima de 60%. Seca no DF, pôr do sol
TV Globo /Reprodução
Se você sentiu bastante calor, sede e até um mal-estar na tarde desta segunda-feira (19), o principal motivo é a seca no Distrito Federal. A umidade relativa do ar chegou a 10%, e a média foi de 12%, de acordo com o portal do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).🥵
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
O índice mais baixo foi registrado nas estações meteorológicas de Brazlândia e do Gama. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que a umidade fique acima de 60%.
A reportagem questionou ao Inmet se esta segunda-feira foi o dia mais seco do ano, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
🟠Durante esta tarde, a Brasília estava em alerta laranja, quando há risco de incêndios florestais e surgimento de problemas de saúde como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz (saiba mais abaixo).
🟡Após às 18h, o alerta se tornou amarelo — quando a umidade fica entre 30% e 20% e tem baixo risco de incêndios florestais e à saúde. O aviso vai até às 20h.
Confira dicas para diminuir o desconforto durante a seca
🍶 Beba bastante líquido;
🏃 🚫 Atividades físicas ao ar livre não são recomendadas;
☀️🙅 Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
💧 Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
Em caso de dúvidas, a orientação é buscar mais informações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
LEIA TAMBÉM:
SECA NO DF: moradores registram ‘chuviscos’; veja como cuidar da saúde em dias de baixa umidade
CALCULE: g1 mostra como calcular quantos litros de água beber por dia
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.