19 de outubro de 2024

Unicamp 2025: o que esperar da prova e como se preparar na véspera da 1ª fase

Primeira fase acontece neste domingo, dia 20, a partir das 9h, em 31 cidades do Estado de São Paulo; confira as dicas de especialistas para o dia antes da prova. Unicamp 2025: o que fazer e o que evitar ao se preparar na véspera do vestibular
O Vestibular da Unicamp 2025 bate à porta e, em meio a expectativas e ansiedade, o que esperar do exame? O que fazer e o que não fazer nesta véspera de prova?
O g1 conversou com o diretor da Comvest, José Alves, e com professores da Oficina do Estudante, que compartilharam dicas para os participantes não ‘surtarem’ e manterem a mente tranquila no tão esperado dia.
A 1ª fase do exame está marcada para domingo (20), às 9h. Cerca de 63 mil estudantes devem realizar o teste em 31 cidades do Estado de São Paulo. Ao final, às 14h30, o portal g1 transmitirá ao vivo a correção comentada.
ACOMPANHE AQUI A CORREÇÃO AO VIVO
O que esperar da prova?
O diretor da Comvest lembra que a prova da Unicamp trata de temas do cotidiano, aliando contextos e exigindo, principalmente, boa leitura e interpretação adequada dos textos.
“Não foge muito das características dos anos anteriores, não é uma prova conteudista. Então, nesse sentido, é uma prova que o candidato deve esperar. Claro, vai ter questões mais fáceis, questões difíceis, como qualquer processo de seleção, mas é uma prova que tem as mesmas características dos anos anteriores”.
“O que é importante os candidatos saberem é que os temas da prova são temas que ele deve ter visto ao longo do ensino médio. Aquele candidato que está atento aos problemas e às questões do mundo que nós estamos vivendo vai encontrar os assuntos do cotidiano, vai encontrar esses assuntos, quem acompanha o bom jornalismo vai se reconhecer na prova”.
Primeira prova pela manhã
Essa é a primeira vez na história que o vestibular da Unicamp ocorre no período da manhã. O motivo, segundo a instituição, é o clima, que costuma causar transtornos nessa época do ano devido ao calor extremo e as chuvas intensas.
A expectativa, segundo José Alves, é que “os candidatos tenham maior conforto para poder fazer as provas, porque quase a totalidade dos nossos candidatos já estudam no período da manhã. Então, é mais fresco, é mais tranquilo”.
“Então, nós achamos que isso inclusive vai diminuir as tensões dos candidatos porque eles vão levantar e vão fazer a prova. Não fica aquela manhã inteira de ansiedade e expectativa para poder realizar o exame”.
A preocupação, no entanto, é com a logística do exame. A prova começa às 9h do horário de Brasília e a orientação é que os estudantes estejam no local às 8h. “[Nossa preocupação é] saber como que os candidatos vão se deslocar para poder chegar. Mas, de qualquer forma, a gente acredita que vai dar tudo certo. Nós estamos trabalhando muito fortemente para isso”.
Como se preparar na véspera?
“A principal dica é tentar espantar a ansiedade e tentar fazer atividades que possam relaxar. Então, conversar com os amigos, sair com a família. Estar em um ambiente seguro e descansar bem”, orienta Alves.
“Não vai ser na véspera, no sábado à tarde, que revisar uma fórmula vai te favorecer no vestibular no dia seguinte. Mas é claro, se a forma de combater a ansiedade for revisando conteúdo, reveja. Passar pelas obras literárias pode ser uma maneira agradável neste sentido”, completa.
LEIA TAMBÉM:
Deu branco? Entenda como mix de emoções ‘buga’ a memória na hora do vestibular
Com 2.537 vagas oferecidas este ano e 63 mil pessoas inscritas, a previsão é que o vestibular da Unicamp tenha aprovação de 5% dos candidatos, contando com a taxa de abstenção que deve ficar entre 7 e 8%, de acordo com a Comvest.
Para cuidar do físico e do emocional e estar tranquilo na hora da prova, o coordenador do curso pré-vestibular da Oficina do Estudante, Ricardo Marcio, compartilha mais dicas valiosas para os estudantes (assista ao vídeo acima).
O que fazer:
descansar
dormir mais cedo e fazer uma alimentação mais leve
praticar atividade física de forma moderada
praticar algo relacionado à espiritualidade, se te trouxer tranquilidade
preparar os itens necessários, como caneta, documentos e um
lanche, e checar o local da prova e o deslocamento até lá
O que não fazer:
atividade física em excesso
baladas e aventuras gastronômicas
buscar por dicas mirabolantes para passar na prova
passar o dia estudando
deixar tudo para a última hora
Alunos fazem prova da segunda fase da Unicamp em Campinas
Júlio César Costa/g1
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

Mais Notícias