4 de janeiro de 2025

Unidades de saúde de Goiânia começam a fazer o teste rápido para diagnosticar a dengue; entenda como funciona

Teste é feito por coleta de sangue e entrega resultado em 15 minutos. Pacientes devem apresentar ao menos três sintomas da doença para serem testados. Unidades de saúde começam a fazer teste rápido para dengue, em Goiânia
As unidades de saúde de Goiânia começaram a fazer testes rápidos para diagnosticar a dengue. Com o novo teste, que é feito por meio de coleta de sangue, em apenas 15 minutos é possível obter o resultado positivo ou negativo e se a pessoa testada possui anticorpos contra a doença.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Os testes começaram a ser feitos na segunda-feira (18). Inicialmente, 12 mil testes foram disponibilizados para as unidades de saúde, porém, após a capacitação dos profissionais da saúde da capital, a testagem foi ampliada para toda a população.
Teste rápido para a dengue começa a ser aplicado em Goiânia
Reprodução/TV Anhanguera
LEIA TAMBÉM:
Goiânia entra em situação de emergência devido ao aumento de casos de dengue
2024 é o pior ano da dengue desde o início dos registros em Goiás, diz SES
Goiânia registra a primeira morte por dengue em 2024, diz prefeitura
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os testes devem ajudar com o tratamento correto dos pacientes com a doença, uma vez que, quanto mais cedo o diagnóstico for feito, mais chances o paciente recebe de não desenvolver a forma grave da infecção.
A diretora de apoio assistencial da SMS, Terezinha Vieira, afirma que o teste é eficaz, mas não será o único fator para diagnosticar a doença. Hemograma completo ainda será solicitado a todos os pacientes com suspeita de dengue.
“O teste rápido, vem sendo uma ferramenta a mais pra nos auxiliar no manejo de protocolo da dengue. Precisa ficar muito claro que este teste não é pré-requisito básico na condução, ele nos auxilia. Um NS1 negativo não quer dizer que o paciente não esteja com dengue, então, além desse teste, temos envolvidos hemogramas com determinadas frequências que eu tenha que fazer observação de algumas células. É isso que vai fazer com que a gente consiga evitar óbitos de dengue”, disse a diretora.
Na capital, uma morte pela doença já foi confirmada e outras 10 estão em investigação. Ao todo, quase 6 mil pessoas já tiveram laudo positivo para a dengue em Goiânia.
Os testes serão aplicados em pacientes que apresentam ao menos três sintomas da doença, um deles precisa ser a febre, que é o principal sintoma da doença. O teste rápido detecta a dengue por meio dos anticorpos IGG, IGM e antígeno NS1.
Antígenos
Antígenos da dengue e como podem ser detectados
Reprodução/TV Anhanguera
NS1: É uma proteína do vírus que pode ser encontrada em altas concentrações no sangue das pessoas infectadas pela doença. O NS1 pode ser detectado a partir do 1° ao 2° dia de sintomas da dengue. A partir do 6° dia, a proteína passa a ter níveis baixo, o que pode dificultar o exame.
IGM: O anticorpo é produzido de cinco a seis dias após o início da infecção, podendo se estender e ser detectado por até 90 dias após a cura da doença.
IGG: Os anticorpos são produzidos de forma tardia, quando já se teve contato com o vírus e são indicadores que a doença não apresenta forma aguda. O IGG começa a ser produzido entre o 7° e o 10° dia após a infecção.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
📱 Participe dos canais do g1 Goiás no WhatsApp e no Telegram.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Mais Notícias