18 de janeiro de 2025

‘Upcycling’: reaproveitamento de peças inutilizadas ganha espaço em cidades do interior de São Paulo

A técnica tem como base a reciclagem, mesclando criatividade para obter novas peças. Dando estilos diversificados na hora de se vestir. ‘Upcycling’: profissionais transformam roupas usadas em tecidos para criar visuais novos
O termo “Upcycling”, em sua tradução direta, significa reciclagem, vem apresentando crescimento significativo no mercado da moda atual. É uma técnica de reaproveitamento de peças que aparentemente não tinham utilidade e passam a ser inseridas em outros modelos, trazendo a reflexão sobre a sustentabilidade.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
No mês do meio ambiente é possível citar a importância do crescimento de movimentos que abordam a sustentabilidade, algo que tem grande impacto social. A maior parte das peças utilizadas na técnica de “Upcycling” são encontradas nos brechós.
Upcycling em sido técnica adotada por estilista em São José do Rio Preto (SP)
Reprodução / TV TEM
Em entrevista à TV TEM, Ana Cláudia Araújo, professora de moda explica sobre a reutilização das roupas.
“Eu achei esse tecido do vestido incrível. E com nossa criatividade a gente consegue vender pelo triplo do preço que a gente paga”, diz Ana Cláudia.
Com o aumento considerável da nova moda de “gourmetização” de peças antigas ou descartadas de forma sustentável, os microempreendedores e estilistas iniciantes viram uma oportunidade de reconhecimento pessoal.
Upcycling técnica usada por Marlon Marlin em São José do Rio Preto (SP)
Arquivo Pessoal
Em entrevista à TV TEM, Marlon Marinho, estilista em São José do Rio Preto (SP) , conta que teve a oportunidade de participar da exposição de um dos maiores eventos de moda da América Latina, o “São Paulo Fashion Week”, com duas peças produzidas por ele.
“Minha professora falou que ia ter uma seleção das peças. Eu mandei uma foto das peças e confirmaram”, afirma Marinho.
Andar na moda é mais que mostrar sua personalidade, mas também os valores. A moda sustentável está em crescimento e a tendência é aumentar cada vez mais.
Trabalho de Upcycling desenvolvido por Marlon Marlin em São José do Rio Preto (SP)
Arquivo Pessoal
História
A técnica do “Upcycling” teve seu primeiro registro em 1994, pelo empresário e ambientalista Reine Pilz. O termo surgiu em contraposição ao “Downcycling”, que seria a reutilização de matérias para fazer materiais com uma qualidade menor.
Mais tarde, em 2002, o termo foi usado no livro “Cradle to Cradle: Remaking the Way We Make Things” de William McDonough e Michael Braungart. Pensando em evitar o desperdício de materiais e na reutilização de obras-primas para a redução de poluentes atmosféricos.
O “Upcycling” vem sendo reconhecido no meio da moda, mas também é uma técnica utilizada em outras áreas como no setor automotivo ou até mesmo dentro da engenharia. Tendo como destaque o “Engenheiro de Upcycling”, que pode ser uma das profissões cotadas para o futuro.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Mais Notícias