25 de outubro de 2024

Urnas eletrônicas: Conheça tipos de auditorias e como é distribuição a locais de votação em Piracicaba

Transferência dos equipamentos começou nesta sexta-feira (25). São 890 urnas eletrônicas distribuídas da sede dos Cartórios Eleitorais para os 109 locais de votação na cidade. Urnas passam por auditorias e são transferidas para os locais de votação em Piracicaba nesta sexta-feira, dia 25 de outubro.
Edijan Del Santo/EPTV
A transferência das 890 urnas eletrônicas da sede dos Cartórios Eleitorais para os 109 locais de votação em Piracicaba (SP) foi realizada na manhã desta sexta-feira (25). O segundo turno das Eleições Municipais será neste domingo (27).
🗳️Entenda como é feito o trabalho de segurança dos equipamentos e por quais tipos de auditorias passam as urnas e os sistemas eleitorais antes, durante e depois do pleito, a seguir, na reportagem.
Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp 📲
As urnas foram transferidas para as cidades de Piracicaba (SP), Saltinho (SP), Charqueada (SP) e Rio das Pedras (SP).
🗳️De acordo com a chefe de cartório da 93ª Zona Eleitoral de Piracicaba, Carolina Giangiacomo Rabelo, as urnas já foram lacradas e carregadas com as informações dos candidatos.
As urnas eletrônicas, segundo a chefe de cartório, passam por um criterioso um esquema de segurança. “Está tudo corretamente preparado para votação”, disse.
“Os equipamentos são escoltados pela Guarda Civil Municipal e pela Polícia Militar. Os patrulhamentos nos locais de votação serão intensificados durante todo o período até as eleições. Além disso, algumas escolas recebem pernoite de policiais”, completou.
🤔Você sabe como funciona o esquema de segurança das urnas e por quais 🔍tipos de auditorias os equipamentos e os sistemas eleitorais podem passar? Conheça detalhes, abaixo, na reportagem.
Veja tipos de auditorias e como funciona trabalho de distribuição a locais de votação em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Antes da votação
A chefe de cartório explica que, no sábado (26), serão sorteadas algumas urnas no estado de São Paulo que passarão por auditorias.
“Há dois tipos de auditorias, no sábado o TSE sorteia essas urnas. Se formos sorteados, teremos que levar essa urna para Campinas (SP), onde ficam as entidades fiscalizadores que farão toda auditoria”, explica Carolina Rabelo.
🔐Segurança
Todas as urnas eletrônicas já estão com os nomes dos candidatos e passaram por conferência. -Entenda mais ao final da reportagem. – As urnas passarão por nova vistoria dos funcionários dos Cartórios Eleitorais. As urnas já estão preparadas para o voto. Mas, só começam a funcionar no domingo (27), dia do pleito, a partir das 7h.
Ação visa garantir a segurança e a logística da distribuição e coleta dos equipamentos
CCS/Prefeitura de Piracicaba
🗳️Preparação das urnas
📝 Como funciona o processo?
Em atenção à Resolução nº 23.736/2024, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é realizada a preparação das urnas eletrônicas para o primeiro turno das eleições. Em todo o estado de São Paulo, os equipamentos passam pelo processo de geração de mídias, carga e lacração.
Durante o procedimento, é inserido, por meio das mídias e dos sistemas eleitorais, dados de eleitores e candidatos nas máquinas. O trabalho reúne, ainda, teste de funcionamento dos equipamentos, cujas portas de acesso físico são lacradas com selos especiais produzidos pela Casa da Moeda.
Urnas eletrônicas de Piracicaba começam a ser preparadas para eleições; entenda como funciona o processo
Edijan Del Santo/EPTV
🗳️O que são as mídias e os sistemas eleitorais?
As mídias são dispositivos utilizados para carga da urna, ativação de aplicativos de urna, votação e gravação de resultados. Os sistemas eleitorais são programas que automatizam o processo eleitoral, executados em computadores e nas urnas.
Todos os sistemas foram assinados digitalmente e lacrados em cerimônia pública em Brasília.
👨‍👩‍👧‍👦 O que é a cerimônia pública?
A conferência das informações introduzidas nas máquinas e a verificação da integridade dos sistemas eleitorais podem ser inspecionadas por representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos partidos políticos, das federações e coligações. Cidadãos também podem acompanhar o processo mediante identificação.
As entidades presentes na cerimônia podem verificar a integridade e autenticidade do sistema e dos procedimentos adotados. A verificação ocorre por amostragem e pode ser realizada em até 6% dos equipamentos. As máquinas são escolhidas de forma aleatória.
Urnas eletrônicas de Piracicaba começam a ser preparadas para eleições; entenda como funciona o processo
Edijan Del Santo/EPTV
Auditorias
As urnas passam por diferentes tipos de auditorias. – Veja, abaixo. “Depois que as informações são inseminadas nas urnas, um juiz eleitoral confere todo o sistema e faz a liberação”, explica a chefe de cartório da 93ª Zona Eleitoral de Piracicaba.
A Justiça Eleitoral oferece várias possibilidades para auditoria das urnas eletrônicas e sistemas para eleições. Os procedimentos ocorrem antes, durante e depois do pleito.
🔍O que é auditoria?
O objetivo principal das auditorias é conferir se as urnas estão funcionando normalmente. Conforme informações divulgadas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a auditoria é o exame sistemático que verifica se os softwares, os programas de computador, estão implementados de acordo com as normas e os procedimentos legais, conforme nº 23.673/2021.
✅Sistemas eleitorais: veja etapas de auditoria
Entidades fiscalizadoras
Ainda de acordo com informações do site oficial do TSE, o código-fonte da urna é o conjunto de instruções que os sistemas eleitorais desenvolvidos pelo TSE obedecem e que determina como um programa vai funcionar. A análise do código-fonte, mediante agendamento prévio, dá também acesso a todo o conjunto de softwares da urna eletrônica.
“Ele permanece aberto à fiscalização até as vésperas da Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos sistemas, que ocorre pouco antes das Eleições 2024”, explica o TSE nas orientações no site. “A abertura do código-fonte das urnas eletrônicas e dos sistemas eleitorais às entidades fiscalizadoras reafirma o compromisso da Justiça Eleitoral com o fortalecimento da democracia brasileira e com as eleitoras e os eleitores do Brasil”, explica.
Para as Eleições 2024, a abertura ocorreu durante a inauguração do Ciclo de Transparência Democrática, em outubro de 2023 – ou seja, mais de um ano antes do pleito.
🕵️‍♂️Quem pode analisar o código-fonte?
• partidos políticos, federações e coligações
• Ordem dos Advogados do Brasil
• Ministério Público
• Congresso Nacional
• Controladoria-Geral da União
• Polícia Federal
• Sociedade Brasileira de Computação
• Conselho Federal de Engenharia e Agronomia
• Conselho Nacional de Justiça
• Conselho Nacional do Ministério Público
• Tribunal de Contas da União
• Confederação Nacional da Indústria, demais integrantes do Sistema Indústria e entidades corporativas pertencentes ao Sistema S
• entidades privadas brasileiras, sem fins lucrativos, com notória atuação em fiscalização e transparência da gestão pública, credenciadas no TSE
• departamentos de tecnologia da informação de universidades credenciadas no TSE.
👁️‍🗨️Teste da Urna
O Teste Público de Segurança da Urna (TPS) é um evento permanente do calendário da Justiça Eleitoral que visa aprimorar os sistemas eleitorais, mediante a participação e a colaboração de especialistas em Tecnologia da Informação, para testar publicamente a segurança dos equipamentos que coletam o voto do eleitorado.
✅Teste de Confirmação
É a etapa em que grupos de investigadores que participaram da primeira fase do Teste Público de Segurança da Urna retornam ao TSE para verificar se as contribuições que deram para o aprimoramento das urnas eletrônicas e dos sistemas eleitorais foram adotadas. Em 2024, o Teste de Confirmação ocorreu de 15 a 17 de maio.
Teste de Autenticidade
Conforme descreve o TSE, esse tipo de auditoria verifica a autenticidade dos sistemas eleitorais instalados nas urnas eletrônicas. Esse teste ocorre por amostragem e é realizado no dia da votação.
Medidas de verificação:
• rompimento do lacre, retirada e reinserção da mídia de resultado;
• verificação das assinaturas e dos resumos digitais por programa do TSE;
• retirada das mídias de acionamento dos sistemas de verificação;
• lacração da tampa do compartimento da mídia com novo lacre;
• lavratura da ata circunstanciada de encerramento dos trabalhos, entre outros.
Nesse teste, as seções eleitorais envolvidas são selecionadas por sorteio, em cada unidade da Federação.
📝Teste de Integridade
Durante o Teste de Integridade das urnas eletrônicas, é feita a verificação de funcionamento e condições de uso dos equipamentos. “Ele ocorre no mesmo dia e horário da votação oficial, em ambos os turnos, e simula uma votação normal, em ambiente controlado. O objetivo é verificar se o voto depositado é o mesmo contabilizado pela urna”, descreve o TSE.
🤳Teste de Integridade com Biometria
O Teste de Integridade com Biometria é feito com o emprego das impressões digitais de eleitoras e eleitores voluntários convidados, depois de eles terem participado da votação oficial. A testagem é aplicada em todas as capitais brasileiras, e os locais são definidos até dez dias antes da votação, contendo no mínimo 5% e no máximo 10% do total de urnas destinadas ao Teste de Integridade.
📝 LEIA TAMBÉM:
A urna eletrônica é segura?
Uso da urna eletrônica no Brasil completou 25 anos em 2022
O modelo UE2020 foi apresentado no fim de 2021, em um evento em Manaus. Em todo o estado, 44.880 novas urnas foram distribuídas aos municípios.
VÍDEOS: Fique por dentro do que acontece nas cidades

Veja mais notícias no g1 Piracicaba

Mais Notícias