25 de dezembro de 2024

Usina fotovoltaica capaz de suprir o consumo de cerca de mil imóveis é inaugurada pela Copa Energia

A usina deve reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Copa Energia inaugura primeira usina fotovoltaica para abastecer a unidade de Mataripe, na Bahia
Copa Energia
A Copa Energia, empresa do grupo Zahran, que é a maior distribuidora de gás liquefeito de petróleo (GLP) do país, inaugurou a primeira usina fotovoltaica para abastecer a unidade de Mataripe, na Bahia, nesta quinta-feira (7).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1MT no WhatsApp
A usina possui uma área de 10.000m², com potência capaz de suprir o consumo de cerca de mil residências, gerando até 1.400 MWh por ano em condições climáticas normais. Com geração local da energia consumida pela captação solar, o abastecimento sustentável garante a autossuficiência energética da unidade.
Para o gerente executivo de compras da Copa Energia, Adriano Lisboa dos Santos, a usina irá reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
“Esta usina contribuirá para a redução das emissões de gases de efeito estufa, ao mesmo tempo em que proporcionará uma economia de custos para a empresa. Temos uma equipe local que trabalhará em conjunto com os desenvolvedores das placas para garantir o monitoramento e a manutenção da usina de acordo com os mais altos padrões de segurança e excelência”, afirma.
O projeto foi aprovado pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA) depois de um processo de comissionamento e certificação que garante as normas da concessionária e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), além de integrar o sistema de energia da Copa.
Caio Turqueto, presidente do Grupo Zahran e CEO da Copa Energia
Reprodução
Segundo o CEO da Copa Energia, Caio Turqueto, a Companhia está comprometida com o desenvolvimento de outras formas de energia renovável, para um mundo mais sustentável.
“O impacto da criação desta primeira usina se estende desde a ampliação da capacidade de absorção de novas empresas consumidoras de energia até a criação de novos empregos no mercado de energia sustentável, promovendo o desenvolvimento econômico e social da região”, conta.
Planos futuros
A Copa Energia pretende inaugurar mais usinas fotovoltaicas entre o segundo semestre de 2024 e o primeiro semestre de 2025, para contribuir com uma economia de baixo carbono, de acordo com Turqueto.
“A primeira onda de investimento em usinas fotovoltaicas tem a potência total de 3.8 MWp e suprem necessidades de consumo nos estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, já em construção”, conclui.
Sobre a Copa Energia
A Copa Energia é a maior empresa da América Latina em engarrafamento, comercialização e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha. É detentora das tradicionais marcas Copagaz e Liquigás que, juntas, atendem 10,5 milhões de residências por mês.
A Copa Energia, que nasceu com o propósito de energizar vidas e negócios de forma sustentável, é líder no mercado brasileiro, com 24,6% de market share, mais de 4,4 mil revendas e operações em 24 estados e no Distrito Federal. Conta com mais de quatro mil colaboradores.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1MT no WhatsApp

Mais Notícias