15 de novembro de 2024

Uso excessivo de telas explica alta nos atendimentos oftalmológicos na região de Campinas

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, entre janeiro e maio houve crescimento de 36,2% na demanda. Região tem alta de 36% em atendimentos oftalmológicos de crianças e adolescentes
O uso excessivo de telas tem prejudicado a visão de crianças e adolescentes até 14 anos e isso pode ser percebido pelo aumento na procura por atendimentos oftalmológicos na rede pública de saúde na região de Campinas (SP).
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, entre janeiro e maio houve crescimento de 36,2% na demanda, no comparativo com o mesmo período do ano anterior
📱 Receba as notícias do g1 Campinas no WhatsApp
Segundo a pasta, foram 988 atendimentos nos primeiros cinco meses do ano nas 42 cidades que integram o Departamento Regional de Saúde 7 (DRS 7), com sede na metrópole.
Entre janeiro e maio de 2023, a Secretaria de Estado registrou 725 atendimentos – veja evolução dos números:

O oftalmologista Aron Guimarães explica que há três anos, o público infantil representava em torno de 10% dos pacientes, e esse número praticamente dobrou.
“São dois fatores que fazem essas crianças desenvolverem uma miopia ou outro tipo de erro refracional e que vai precisar do uso de óculos. Existe o fator genético e o fator ambiental, e aí a gente tem principalmente o uso excessivo de telas, como celular e tablet”, explica.
O oftalmologista Aron Guimarães identificou que público infantil praticamente dobrou nos últimos três anos na clínica em Campinas (SP)
Reprodução/EPTV
Em Campinas (SP), uma ação da rede pública de ensino com 34,7 mil alunos apontou que cerca de 20 mil crianças e adolescentes precisavam de uma avaliação mais detalhada sobre a visão, e em 25% dos casos, essa indicação era de urgência.
Os maiores problemas foram identificados em crianças com idades entre 4 e 6 anos.
Diretor do departamento pedagógico da Secretaria de Educação de Campinas, Luciano Reis reforça o papel da escola na identificação de eventuais dificuldades dos alunos com a visão, e que interferem tanto no aprendizado quanto nas relações interpessoais.
“Na verdade é nas escolas que as famílias são informadas de que as crianças têm algum probleminha na visão. Quando elas vão para o 1º aninho, fica mais evidente. Nós sentimos a necessidade de dar condições para que as crianças possam aproveitar mais todas as atividades, em especial as pedagógicas, para quem possam desenvolver o intelecto, a convivência, as relações interpessoais”.
Em Campinas, as famílias com alunos que receberam o indicativo de consulta ou encaminhamento para consulta e não compareceram, as clínicas credenciadas para esses atendimentos são o Instituto Penido Burnier, no bairro Botafogo, e a Oftalmocenter, no centro.
Uso excessivo de telas tem ampliado problemas de visão em crianças e adolescentes
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias