11 de janeiro de 2025

Vai comer e beber na praia? Saiba como consumir de forma consciente

Fazer escolhas mais sustentáveis e evitar a produção desnecessária de resíduos são formas de colaborar com o projeto Praia Limpa. Levar a própria garrafa de água é uma das recomendações
: Leandro de Santana/Especial
Calor, sol e praia limpa é aquele combo pra ninguém botar defeito, ainda mais se for no Recife. Para aproveitar ao máximo, nada como ficar horas e horas na areia. E quem vai com essa finalidade, já sabe: em algum momento vai dar sede, vai dar fome, e tá tudo bem se alimentar por ali mesmo. O que não pode é produzir lixo de forma desnecessária ou deixar os resíduos na areia.
Caso essa consciência ainda não tenha despertado por aí, a hora é agora. O projeto Praia Limpa está em ação mais uma vez como um grande incentivador para que os frequentadores de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa façam sua parte e mantenham o local limpo e agradável.
Se você é do time que chega cedo e vai embora junto com o sol, aproveite com responsabilidade. Vamos ajudá-lo com dicas simples que vão fazer toda a diferença e podem trazer até mais conforto. É o que acontece, por exemplo, quando você leva o próprio copo.
Que tal dar aquela cutucada na consciência quando comer ou beber na praia? O ambiente fica melhor para todo mundo, inclusive pra você!
Criar essa consciência ambiental é justamente um dos propósitos do Praia Limpa, iniciativa da Globo em Pernambuco com apoio da Prefeitura de Recife e da Klabin que há 25 edições leva essa mensagem a moradores e turistas. Faça parte!
Dicas para consumir com consciência
● Leve sua própria garrafinha ou copo
Passar o dia no sol pede hidratação. Levar a própria garrafinha de água significa mais economia e menos plástico no lixo. Quem gosta de uma cerveja, inevitavelmente, acaba descartando latas ou garrafas. Abra mão dos copos plásticos! Levar o próprio copo, além de ser mais sustentável, também pode ser uma boa para manter a bebida gelada por mais tempo. Prefere drinks, sucos ou refrigerantes? Evite canudinhos plásticos.
● Leve a comida em embalagens retornáveis
Quem não abre mão de uma comida na hora do almoço e gosta de levar a própria marmita pode fazer boas escolhas antes de sair de casa. Prefira embalagens retornáveis. Imagine uma família de quatro pessoas sem essa consciência. Se cada uma usar um kit descartável, com prato, copo e talheres, uma única refeição é capaz de encher um saco de lixo.
● Ao comprar produtos, abra mão do que for dispensável
Se a opção for consumir direto de vendedores, seja de quiosques ou circulantes, faça escolhas mais sustentáveis. Comer o milho direto da espiga é uma forma de evitar o uso de pratinhos. Caso não tenha o próprio copo, aceite apenas na primeira compra e depois vá reutilizando.
● Descarte corretamente todo lixo produzido
Se quando você chega na praia não tem nada na areia, na hora de sair entregue o espaço do mesmo jeito. Leve uma sacolinha para o lixo ou peça uma das sacolas do projeto Praia Limpa com os monitores, aos domingos, ou com os barraqueiros. Até o fim do projeto, dia 7 abril, serão distribuídas 200 mil sacolas de papel. Ao sair, descarte em um dos contêineres da Prefeitura no calçadão.

Mais Notícias