17 de janeiro de 2025

Vai de aplicativo? De IA a gravação de áudio, saiba quais recursos podem garantir mais segurança

PF divulgou que investiga quadrilha que utiliza aplicativo para chegar até vítimas após latrocínio em Nova Odessa (SP). Conheça tecnologias de proteção. Motorista de transporte por aplicativo
Paul Hanaoka/Unsplash
“Prova de vida”, uso de inteligência artificial para identificar atitudes suspeitas e gravação de áudio estão entre as tecnologias que aplicativos de transporte já utilizam para coibir e combater golpes, roubos e outros tipos de crimes.
📲Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
O uso do nome de empresas do segmento por criminosos para facilitar a prática de ilegalidades foi citado, neste mês, em uma investigação da Polícia Federal (PF).
O alvo da apuração é uma quadrilha que utiliza aplicativo para chegar até vítimas e aplicar o golpe do falso frete. A investigação foi divulgada após latrocínio de um motorista vítima do golpe intermediado via aplicativo, em Nova Odessa (SP).
O g1 questionou diferentes plataformas a respeito das medidas que vêm adotando para frustrar as ações criminosas e quando o usuário do app deve desconfiar. Confira a seguir quais são algumas delas:
Carro de vítima de latrocínio em Nova Odessa, após golpe do falso frete combinado via aplicativo
Talita Nonato/EPTV
Gravação de áudio 🔊
A Uber e a 99, que atuam com intermediação de transporte de passageiros e entregas, informaram que seus aplicativos oferecem o recurso de gravação de áudio.
“Tanto o usuário quanto o motorista parceiro, têm a opção de relatar um incidente de segurança e anexar o arquivo de gravação de áudio. Tanto nesse caso, como no de vídeo, os conteúdos ficam armazenados de forma criptografada”, informa. Esses arquivos são acessados apenas pela empresa e autoridades.
Monitoramento via GPS 🧭
A Uber e a 99 informaram que ao longo do trajeto, é possível que o usuário compartilhe, em tempo real e com qualquer pessoa, o caminho que está sendo feito e o horário de chegada.
“Fazemos um monitoramento em tempo real de todos os fretes publicados para garantir que não são fretes falsos e, em caso de suspeita, esse frete também é bloqueado em tempo real”, explica Bruno Hacad, da Fretebras.
Confirmação via código 🔢
A Uber informou que possui a ferramenta U-Código, em que o usuário pode optar por receber uma senha de quatro dígitos, que deve ser dita ao motorista para que este consiga iniciar a viagem no aplicativo, confirmando que os dois estão na viagem correta.
Passageiro observa tela de aplicativo de caronas
Reprodução/TV Globo
Denúncia pelo próprio app 🚨
No aplicativo da Fretebras, é possível que o usuário denuncie qualquer comportamento ou frete suspeito de uma empresa na plataforma, que será analisado por um time de segurança disponível.
Já os apps da Uber e 99 possuem botões para acionar a polícia diretamente.
Viagens só para mulheres 👩👩‍🦰
A BlaBlaCar informou que oferece o recurso ‘Só para elas’, destinado a mulheres que preferem e se sentem mais confortáveis e seguras viajando apenas com outras mulheres.
“A ferramenta permite ao público feminino escolher como prefere fazer suas viagens de carona”.
Checagem pelo próprio usuário 📲
A Fretebras ainda comunigou que disponibiliza uma ferramenta no aplicativo que permite que os motoristas busquem se um telefone que entrou em contato com eles está de fato na Fretebras ou não.
“É uma ferramenta super simples e garante uma segurança grande, pois se o telefone não está na Fretebras, há grande chance de ser um fraudador usando o nome da Fretebras para conseguir convencer o motorista a ir carregar”.
Inteligência Artificial 🖥️
A Fretebras, plataforma que intermedia fretes, informou que realiza um monitoramento em tempo real através de um algoritmo de inteligência artificial.
“Se tiver qualquer alteração de dado de empresas ativas e for uma alteração suspeita, a gente bloqueia a plataforma na hora”, explica Bruno Hacad, chief of staff da Fretebras.
Em aplicativos, usuário pode compartilhar rastreamento, gravar áudio ou pedir ajuda
Mara Puljiz /G1 DF
Prova de vida 🪪
“Validamos todas as empresas que se cadastram na Fretebras para anunciar cargas aos nossos motoristas, com um processo rigoroso de checagem que engloba até prova de vida do proprietário do CNPJ que se cadastrou”, informa a Fretebras.
Outras plataformas realizam verificações semelhantes, como a Uber, que trabalha com intermediação de transporte de passageiros e entregas. “De tempos em tempos, o aplicativo do motorista pede a ele para tirar uma selfie para que possa continuar online. É uma ferramenta criada para preservar a integridade da conta do parceiro e verificar se quem está dirigindo é quem realizou o cadastro”, informa a empresa.
A BlaBlaCar, que intermedia caronas entre passageiros e condutores que viajam pela mesma rota, informou que faz verificação do perfil dos usuários por meio de checagem de documentos, telefone e e-mail.
Verificação criminal 🚔
A Uber informou que todos os motoristas parceiros da plataforma passam por uma verificação de apontamentos criminais antes de ter acesso à plataforma, que inclui a checagem em bases de dados públicos de diferentes regiões do Brasil, de forma periódica.
Rastreamento de golpistas 📡
A Fretebras também informou que seu time monitora as redes sociais e recebe avisos em grupos de Whatsapp sobre telefones de golpistas usando o nome da empresa para aplicar golpes em motoristas.
“Fazemos comunicação proativa com nossa base de motoristas no aplicativo, para alertá-los que esses números não estão na Fretebras e que são de golpistas”, afirma Hacad.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região

Mais Notícias