12 de outubro de 2024

Vaidosa, moradora do ES completa 100 anos e família comemora; ‘privilégio de Deus poder abraçá-la’, diz nora

Reconhecida como uma mulher forte e trabalhadora, Doracy Silva Câmara, fazia sabão, esteira e salgados, que eram vendidos e complementavam a renda da família em Cachoeiro de Itapemirim. Moradora de Cachoeiro de Itapemirim comemora 100 anos
A mais nova centenária capixaba é vaidosa, gosta de cantar e ‘papear’ com os amigos e parentes. É assim que dona Doracy Silva Câmara é conhecida no bairro Novo Parque, em Cachoeiro de Itapemirim.
Nascida em 11 de outubro de 1924, Doracy completou 100 anos nesta sexta-feira (11). A família conta que a senhora foi a primeira a chegar no bairro e por esta razão é cercada de amigos.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Em 100 anos de vida, Doracy tem muitas histórias para contar. Ela sempre está cercada pelos 13 filhos, 49 netos, 42 bisnetos e 7 tataranetos.
A neta Andreia Motta, foi criada pela avó desde os 2 anos de idade e relembra algumas das histórias contadas por ela, a quem chama carinhosamente de mãe.
Doracy Silva Câmara faz 100 anos. Quando jovem fazia sabão, esteira e salgados, que eram vendidos e complementavam a renda da família em Cachoeiro de Itapemirim.
Arquivo Pessoal
“Quando ela veio morar no Novo Parque, só tinha a casinha dela. Não morava ninguém, era tudo mato. Então, ela e meu avô, que eu chamo de pai, vieram para cá e construíram a casa deles”, lembrou Andreia.
Reconhecida como uma mulher forte e trabalhadora, Doracy fazia sabão, esteira e salgados, que eram vendidos e complementavam a renda da família.
Uma das noras da centenária, Maria Maranhão Câmara, contou que ajudava a produzir os produtos e desenvolveu uma grande afinidade com a sogra ao longo dos anos.
Família de Cachoeiro de Itapemirim comemora 100 anos da matriarca no Espírito Santo
Arquivo Pessoal
“Lá eu aprendi tudo que eu tenho hoje na vida. Cheguei lá muito nova e a gente começou a fazer esteira e sabão e ia vender, sempre estava com ela. A gente levantava e ia deitar as duas juntas”, lembrou a nora.
A fé de Doracy também é admirada por quem a conhece e foi passada para toda a sua família. Segundo Maria, a religião sempre esteve presente na vida da sogra.
“Desde quando nasceu, a mãe dela já era evangélica e depois ela ficou muito ativa na igreja. Cantava no coral, tinha o grupo de oração e até três meses atrás, traziam a Santa Ceia para ela em casa”, contou a nora.
A família conta que apesar dos 100 anos de vida e o diagnóstico de Alzheimer, a aniversariante não deixou para trás hábitos que carrega desde a juventude, se mantendo sempre arrumada e com a alegria estampada no rosto.
LEIA TAMBÉM:
Vitória é a cidade com maior número de pessoas com mais de 100 anos no estado;
Gêmeas do ES vão comemorar 100 anos e contam segredo para viver mais
Ex-boia-fria, idosa completa 100 anos e diz que segredo para viver muito está na bondade:
“Ela é muito vaidosa. Pede para minha mãe arrumá-la e gosta de ficar na sala conversando. Ela adora cantar e o seu hino preferido é ‘Alvo mais que a neve’, ela é apaixonada por essa música”, contou Andreia.
Doracy vai comemorar os aniversário em uma missa de Ação de Graças neste sábado (12). Em seguida, vai ter festa ao lado de boa parte dos amigos e familiares.
“Nós sabemos que o que está acontecendo é um privilégio de Deus nas nossas vidas e na vida dela, porque muitos não alcançam essa data e nós podemos chegar lá, abraçar e falar com ela”, comemorou a nora.
Aline Gomes é aluna do 27º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Este conteúdo foi editado pela jornalista Juirana Nobres.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Mais Notícias