Pico do calor da semana está previsto para esta quarta-feira (2), o que contribui para a incidências dos incêndios em áreas de mata da região. Incêndio em São Luiz do Paraitinga
Divulgação/Defesa Civil
O Vale do Paraíba tem dois focos ativos de incêndio nesta quarta-feira (2), de acordo com a Defesa Civil de São Paulo: em São Luiz do Paraitinga e São Francisco Xavier (distrito de São José dos Campos).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
São Luiz do Paraitinga
Em São Luiz do Paraitinga, o incêndio começou por volta das 11h desta terça-feira (1°) em uma área de mata na zona rural da cidade, próxima ao quilômetro 50 da rodovia Oswaldo Cruz.
Segundo a Defesa Civil de São Paulo, a queimada já consumiu 48 hectares de vegetação natural e Área de Preservação Permanente (APP). Isso equivale a cerca de 67 campos de futebol.
As ações de combate às chamas retornaram nesta quarta-feira (2).
São Francisco Xavier
Em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, o incêndio começou na segunda-feira (30) e chegou a ser controlado, mas voltou a ser registrado na terça-feira (1°).
Segundo a Defesa Civil, a queimada de grandes proporções atinge uma área de vegetação natural. Ainda não se sabe o que causou as chamas e o tamanho da área afetada. Não há vítimas ou imóveis atingidos.
Na terça-feira (1°), um helicóptero usado na operação despejou mais de 56 mil litros de água sobre o fogo. A ação continua nesta quarta-feira (2).
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Risco elevado de incêndios
A Defesa Civil emitiu um alerta para o risco máximo de incêndios florestais nesta quarta-feira (2), que está prevista para ser o dia mais quente da semana, com temperaturas máximas em 39°C em algumas cidades da região.
A partir de quinta-feira (3), uma frente fria deve amenizar a situação.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina