Prazo foi estendido pela prefeitura por mais dois anos, enquanto profissionais da educação protestam pela convocação imediata dos concursados. O concurso público da Secretaria Municipal de Educação de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, foi prorrogado pela prefeitura por mais dois anos. O concurso foi realizado no fim de 2022 e recentemente profissionais protestaram pela convocação dos concursados e o fim das contratações por recibo de pagamento autônomo (RPA).
Os profissionais alegam que são muitos profissionais contratados por RPA, enquanto os concursados não são convocados. O sindicato dos profissionais da educação (SEPE), inclusive, disse que ainda existe carência de professores em várias unidades de ensino da cidade.
Na última sexta-feira (26) o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo (PSB), anunciou, em sua rede social, a ampliação do prazo de validade do concurso por mais dois anos. Com a medida, os profissionais que passaram no concurso terão mais 24 meses para convocação. Segundo a prefeitura, todas as vagas previstas no edital serão preenchidas.
Desde que foi divulgado o resultado e a classificação dos aprovados, 1.700 profissionais da educação já foram convocados, segundo a prefeitura. A convocação segue a ordem de classificação de acordo com a viabilidade orçamentária do município.
Leia nota da prefeitura de Petrópolis na íntegra:
A Prefeitura de Petrópolis informa que a atual gestão assumiu o governo efetivamente em janeiro de 2022 e realizou o concurso público no mesmo ano, após oito anos sem a realização do concurso. O governo municipal iniciou a convocação dos professores três meses após a divulgação dos resultados finais, prazo mais curto do que o comum neste tipo de certame, o que representou um esforço intersetorial para viabilizar o chamamento, que inclui diversos ritos necessários. Desde então, já foram convocados mais de 1.700 profissionais da Educação. A convocação segue a ordem de classificação e segue acontecendo, seguindo todos os trâmites previstos e de acordo com a viabilidade orçamentária do município.
A Prefeitura lamenta que um assunto tão importante como realização de um grande concurso, após oito anos, e a convocação de mais de 1.700 aprovados, ação que inclusive contribui para a redução dos contratos por RPA, seja alvo de exploração político-eleitoral.