25 de dezembro de 2024

Vasos para plantas com cimento e toalhas usadas são feitos em projeto no interior do PA; aprenda como fazer

Oficina ministrada em escola pública de Cametá, conscientizou alunos sobre os cinco “R’s” da sustentabilidade, veja como funciona. Vasos de planta são feitos com toalhas reutilizadas em projeto no interior do Pará
Divulgação
Já imaginou criar vasos para plantas reutilizando toalhas usadas? Essa iniciativa foi ensinada durante uma oficina de sustentabilidade no Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins (Ciebt), em Cametá, região nordeste do Pará.
Objetivo do projeto foi conscientizar alunos da instituição pública sobre os cinco “R’s” da sustentabilidade, que são: reduzir, reutilizar ou reaproveitar, reciclar, repensar e recusar.
Como parte do curso técnico em Meio Ambiente, os estudantes aprenderam que com adoção de alternativas sustentáveis de baixo custo e de grande benefício para o meio ambiente, conseguem produzir materiais que seriam descartados, mas que podem ganhar um novo significado.
Como funciona?
Os vasos foram criados a partir do uso de cimento, água, quimikal e toalhas que iriam ser descartadas.
O grupo misturou os materiais, molhou as toalhas com os produtos e os moldou com baldes ao fundo, e a partir daí surgiram os vasos decorativos para o plantio de plantas ornamentais e com a possibilidade de embelezar vários ambientes.
Vasos criados por alunos a base de cimento e toalhas usadas no Pará
Divulgação
Para a diretora da unidade, Lidiane Gonçalves, as experiências vão além e servem de inspiração para outras iniciativas sustentáveis, promovendo mentalidade mais consciente e sustentável.
“Sabemos que o Meio Ambiente é assunto principal para quem vive na Amazônia” ressaltou.
Lana Carvalho dos Santos, uma das estudantes do curso conta como a experiência é fundamental para abrir os horizontes para as diversas formas de sustentabilidade que norteiam o dia a dia.
“A oficina nos ensina sobre a reutilização de materiais que, muitas vezes, iriam para o lixo, e por que não reutilizar e reciclar, né?”, comentou.
Os resultados da oficina serão apresentados durante a III Semana do Meio Ambiente, que ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de junho de 2024 na instituição.
O evento será uma oportunidade para compartilhar práticas sustentáveis e reforçar a conscientização ambiental entre a comunidade acadêmica e o público e, geral.
Assista às notícias do Pará:
Confira outras notícias do estado no g1 PA

Mais Notícias