17 de janeiro de 2025

Vazão da Usina Hidrelétrica de Ferreira Gomes está em nível de alerta, diz Defesa Civil do Amapá

Nível de vazão chegou a 3,1 mil metros cúbicos por segundo, quando o normal é até 2,7 mil. Transbordamentos no Rio Araguari iniciaram na segunda-feira (22), segundo o Núcleo de Meteorologia do Amapá. Defesa Civil do Amapá informou que monitora de perto a situação
Defesa Civil do Amapá/Divulgação
A vazão da Usina Hidrelétrica de Ferreira Gomes está em nível de alerta com 3.173 metros cúbicos por segundo – o normal seria até 2.700. O alerta foi informado nesta sexta-feira pela Defesa Civil Estadual.
O coronel Alexandre Veríssimo, do Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM), informou que estão previstas pare este fim de semana mais chuvas para região do Rio Araguari, entre os municípios de Porto Grande e Ferreira Gomes, distantes cerca de 200 quilômetros de Macapá.
O rio registrou pontos de transbordamentos desde a última segunda-feira (22). A cheia já ultrapassou os 8 metros, de acordo com o último levantamento.
Nesta sexta-feira o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa), informou sobre o risco de inundação caso a vazante do rio chegue aos 4000 metros cúbicos por segundo, o último boletim apontou cheia de 3.142. Esse aumento deve acontecer gradualmente.
🟢 Normal… = 3.500
Na prática, de acordo com Núcleo, com os níveis chegando aos 8 metros o estado é considerado de alerta, além disso, a última vez que os níveis ultrapassaram os 4000 metros foi em 2015.
VÍDEO: cães são resgatados em canoa durante cheia no Rio Araguari, no Amapá
Prefeitura diz que 603 pessoas foram atingidas pela cheia do Araguari em 2015
“O Araguari continua aumentando, a vazão na hidrelétrica está aumentando também, passando para um nível já crítico, e provavelmente Ferreira Gomes vai alagar. As previsões de chuvas no início desse mês sobre as cabeceiras das bacias, se confirmaram e foram em volumes excessivos, esses acumulados estão sendo observados agora”, afirmou o meteorologista do Iepa, Jeffeson Vilhena.
Vazão chegou ao nível de alerta na usina
Defesa Civil do Amapá/Divulgação
A região do baixo Araguari, está entre as áreas mais afetadas, segundo o Coronel Alexandre Veríssimo, do Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM), moradores foram orientados sobre os cuidados a serem seguidos.
“É importante alertar a população que essa cheia é gradual, não queremos causar pânico nos moradores da região. Apesar do estado ser considerado crítico, estamos mapeando as áreas mais atingidas e estamos falando de uma previsão de inundação, são possibilidades”, informou Veríssimo.
Nível do Rio Araguari sobe no Amapá, Defesa Civil acompanha famílias e monitora situação
Entre os municípios há três hidrelétricas, as quais devem abrir as comportas para escoar a água concentrada a qualquer momento, aliado a isso, caso as chuvas intensifiquem, existe o risco de inundação, principalmente, segundo o CBM, em Ferreira Gomes.
O Iepa informou que as equipes estão em contato direito com os representantes das hidrelétricas para monitorar a situação. Boletins com os níveis das comportas estão sendo emitidos pelas empresas.
No município de Serra do Navio, onde fica localizado o Rio Amapari o estado também é de emergência. O registro foi feito na segunda-feira, após alagamento de 50 casas. Ao g1, Jeffersson informou que neste momento a cheia do Amapari é considerada estável.
Elevação do Rio Amapari inunda cerca de 50 casas em Serra do Navio; Defesa Civil monitora
Em um vídeo divulgado por um dos moradores atingidos pela enchente na comunidade de Sapo Seco, no município de Porto Grande, dois cães são resgatados de canoa (Veja vídeo abaixo).
Cães são resgatados em canoa durante cheia no Rio Araguari, no Amapá
Os alagamentos acontecem por conta das fortes chuvas isoladas na região, há cerca de duas semanas.
A Defesa Civil estadual informou que atua nas regiões afetadas e na noite desta quinta-feira o Governo do Amapá montou uma comissão de emergência para combate as cheias.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Mais Notícias