18 de outubro de 2024

Veículos trafegam pelo meio do rio Araguaia e ribeirinhos lamentam seca: “Torcer pra chover”

Seca afeta rotina de moradores de Xambioá, região norte do estado. Diversas ilhas têm se formado no meio do rio. Ribeirinhos estão preocupados com nível do rio Araguaia
O baixo nível das águas tem preocupado os ribeirinhos que vivem às margens do Rio Araguaia em Xambioá, no norte do estado. Diversas ilhas têm se formado no meio do rio e carros e motos atravessam onde antes só era possível passar de barco.
“Temos que torcer pra chover forte e ver se ele enche, para voltar a ser o Araguaia que ele era e a gente ficar feliz. Desse jeito que está fica todo mundo triste”, diz o comerciante Edmundo Alves Ferreira.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O aposentado Antonio Pires Carvalho mora em Xambioá há 70 anos e relembra a época em que as embarcações eram um dos principais meio de transporte, ligando o município a estados vizinhos.
“Eram 12 a 15 barcos viajando direto de Marabá a Imperatriz e aqui. Todo mundo carregando sua mercadoria. Não vinha nada de outro lugar, só vinha por água”, comenta.
Rio Araguaia seca e já é possível atravessar de carro
Reprodução/TV Anhanguera
LEIA TAMBÉM
Tocantins tem alerta de chuvas intensas até o fim de semana; veja previsão
Dia do servidor público é transferido para 1º de novembro e trabalhadores vão ter três dias de folga
Veja quem são os alvos e como funcionava suposto esquema de desvio de recursos com eventos e rodeios
Na tentativa de ajudar a preservar o Araguaia, cerca de 50 voluntários da Associação Vida Ribeirinha trabalham para manter o leito e as margens do rio limpas. O resultado surpreendeu Jaderson dos Santos, presidente da associação.
“Foi uma ação voluntária que deu certo e ganhou uma proporção grande conseguimos coletar até uma quantidade bem representativa de lixo, retirada da margem do Araguaia, aproveitando essa seca. Estamos felizes com o resultado.”, comemora Jaderson.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Mais Notícias