6 de janeiro de 2025

Veja as matérias mais lidas de 2024 no g1 Centro-Oeste de Minas


Relembre as notícias de Divinópolis e região que mais repercutiram ao longo do ano. Retrospectiva g1 Centro-Oeste de Minas 2024
g1
Acidentes, descobertas históricas e tragédias. Esses foram apenas alguns dos temas que marcaram os assuntos mais lidas no g1 Centro-Oeste de Minas ao longo de 2024.
Do impacto de um helicóptero caindo em Capitólio aos casos de violência e histórias inusitadas, os leitores acompanharam de perto os acontecimentos mais marcantes na região. Confira a seguir as matérias que mais chamaram atenção, mês a mês.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
JANEIRO: Helicóptero com quatro pessoas cai em Capitólio e uma delas morre
Helicóptero com quatro pessoas a bordo cai no Lago de Furnas em Capitólio, MG
Um helicóptero com quatro pessoas caiu no Lago de Furnas, em Capitólio, no dia 2 de janeiro. O vídeo acima, registrado por uma câmera de segurança de um rancho no local, mostra o momento da queda. Segundo a Polícia Civil, o caso segue em investigação, meses após o acidente.
O piloto Lucas Chaves Ávila, e os passageiros Julia Mendonça Silva Bernardes, Leonardo Resende Silva Vitorino foram socorridos e levados para hospitais. Já o passageiro Vanilton Alves Balieiro ficou desaparecido na água e foi encontrado morto horas depois.
A aeronave decolou de um heliponto em Escarpa do Lago, em Capitólio, com destino ao aeródromo Sebastião Gomes de Souza, em Piumhi. Após a decolagem, a aeronave perdeu altitude até impactar contra a superfície do Lago de Furnas.
Representante de empresa dona da aeronave é ouvido pela Polícia Civil
FEVEREIRO – Fósseis de preguiça-gigante que viveu na ‘Era do Gelo’ são descobertos no interior de MG
Fóssil encontrado em Pains do animal que viveu no Pleistoceno e era da megafauna extinta ao final da última era glacial
L.E.P. Travassos/Divulgação
Fósseis de uma preguiça-gigante da megafauna extinta do período Pleistoceno, também conhecida como “Era do Gelo”, foram descobertos na Gruta João Lemos, em Pains, no Centro-Oeste de Minas Gerais. A espécie, que viveu antes da última era glacial, foi encontrada em 2022 pelo Espeleogrupo Pains (EPA) durante atividades da Escola Brasileira de Espeleologia (EBRE), promovida pela Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE).
A identificação e o resgate dos fósseis foram realizados em parceria com pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Geografia da PUC Minas, e os trabalhos foram concluídos somente em 2024.
MARÇO – Morre pai dos irmãos Azevedo
José Maria de Azevedo, com os filhos Gleidson Azevedo, Cleitinho Azevedo, Eduardo Azevedo e Mateus Azevedo
Redes sociais
O comerciante José Maria Azevedo, pai do prefeito Gleidson Azevedo, do senador Cleitinho Azevedo, do deputado estadual Eduardo Azevedo, e do empresário Mateus Azevedo, morreu no dia 27 de março. José estava internado em Belo Horizonte para tratar de um câncer na bexiga e faleceu devido a complicações.
“Zé Maria”, como era conhecido, fundou, em 1973, o Varejão Azevedo. O comércio localizado no Centro é um dos mais tradicionais da cidade. Ele deixou a esposa, quatro filhos, quatro noras e sete netos.
ABRIL – Após engravidar com DIU, influencer faz laqueadura e descobre 4ª gestação
Influenciadora de Nova Serrana que teve bebê com DIU engravida novamente após laqueadura
A influenciadora Brenda Nathielle Teixeira, de Nova Serrana, surpreendeu seus seguidores ao anunciar, de forma descontraída, sua quarta gravidez aos 29 anos, mesmo após ter passado por uma laqueadura para evitar novas gestações. O caso chamou atenção porque este foi o segundo método contraceptivo que falhou com Brenda — sua terceira gravidez ocorreu enquanto ela usava um DIU.
De acordo com sua obstetra, Marina Neves, embora métodos contraceptivos sejam altamente seguros, nenhum é completamente infalível. Em novembro, Brenda deu à luz Diana, apelidada com humor de “Baby Laqueadura”. Durante o parto, a equipe médica confirmou que a laqueadura está intacta, sem ligação entre as trompas e o útero, tornando o caso ainda mais raro e intrigante.
Casal pensa em vasectomia para evitar nova gravidez
‘Impossível não acreditar que foi um milagre’, diz marido de mulher que engravidou após laqueadura
Influenciadora teve mais ‘sorte’ do que alguém que joga na Mega-Sena
Influenciadora escolheu os nomes dos filhos em ordem alfabética
MAIO – Influenciadora digital agride e enforca mulher na rua
Influenciadora Ana Paula Marçal agride e enforca mulher na rua em Divinópolis
O vídeo acima que viralizou em maio mostra a maquiadora, empresária e influenciadora digital Ana Paula Marçal, de 43 anos, discutindo e agredindo uma mulher de 26 anos no meio da rua em Divinópolis.
Ana Paula – que tem mais de 560 mil seguidores no Instagram – afirma no vídeo que estava agredindo a jovem porque ela estaria em um relacionamento com o pai dela, que está em tratamento de demência. A jovem diz que estava grávida do idoso.
Foi a própria Ana Paula quem acionou a PM para registrar o caso. Entretanto, a Polícia Civil não abriu inquérito para investigar, porque nenhuma das duas envolvidas entrou com representação.
JUNHO – Show de Luan Santana é cancelado após cantor ter mal súbito
Luan Santana
Antonio Trivelin
O show do cantor Luan Santana, previsto para o dia 1º de junho durante a Divinaexpo, não foi realizado por problemas de saúde do artista, segundo assessoria de Comunicação do Sindicato Rural de Divinópolis, organizador do evento.
Segundo o sindicato, ao chegar ao aeroporto Brigadeiro Cabral, em Divinópolis, o artista teve um mal súbito e foi levado para o hospital Albert Einstein, em São Paulo. Depois, ficou de repouso em casa.
Dois dias depois, Luan apareceu nas redes sociais para dizer que estava bem e agradeceu as mensagens e energias positivas. “Tô bem galera! ❤️ Zerado!”.
Cancelamento do show de Luan Santana na Divinaexpo: Procon notifica organização após reclamação de fãs
JULHO – Brasileira com dor rara quer buscar eutanásia no exterior
Jovem que tem doença com a pior dor do mundo relata rotina
Carolina Arruda, de 27 anos, ganhou repercussão nacional ao compartilhar nas redes sociais sua luta contra a neuralgia do trigêmeo, conhecida como a “pior dor do mundo”.
Natural de São Lourenço e residente em Bambuí, a estudante de medicina veterinária começou a sentir as dores intensas aos 16 anos, após uma gravidez e recuperação de dengue. O sofrimento causado pela condição foi tão extremo que Carolina chegou a iniciar uma campanha para arrecadar recursos e buscar o suicídio assistido na Suíça.
Em julho, Carolina foi internada na Santa Casa de Alfenas para tratar a doença. Após uma alta temporária e redução nas crises, ela voltou ao hospital para implantar eletrodos que auxiliam no controle da dor.
A cirurgia, realizada no dia 27 de julho, foi considerada bem sucedida e desde então, ela segue controlando as dores por meio da bomba de morfina.
‘Na idade dela é extremante raro’, diz médico que descobriu doença da ‘pior dor do mundo’ em jovem que busca eutanásia no exterior
Como era a vida de Carolina Arruda antes de se tornar a jovem com a ‘pior dor do mundo’
AGOSTO – Mulher é atacada e morta a golpes de facão dentro de unidade de saúde em Nova Serrana
Mulher é atacada e morta a golpes de facão em Nova Serrana
Uma mulher de 48 anos foi morta a golpes de facão na noite de segunda-feira (12), dentro de uma unidade de saúde no Bairro Concesso Elias, em Nova Serrana.
A Prefeitura informou que a confusão começou do lado de fora da unidade de saúde e que a vítima entrou no local para tentar se proteger, mas a suspeita acabou a alcançando no corredor, onde cometeu o crime.
A agressora foi presa e confessou o homicídio, alegando que a motivação seria uma suposta traição do companheiro dela com a vítima.
SETEMBRO – Brasileira que mora nos EUA é indiciada pela Polícia Civil suspeita de cometer ameaças, extorsão e injúria racial pela internet
Influenciadora Emma Spinner indiciada Polícia Civil MG
Reprodução/Instagram
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) indiciou a influenciadora digital Emma Spinner, de 31 anos, por uma série de crimes virtuais. As investigações identificaram mais de 30 vítimas, com 21 boletins de ocorrência registrados. O inquérito foi remetido à Justiça.
Emma é natural de Divinópolis, mas atualmente reside nos Estados Unidos com visto temporário. Conforme a Polícia Civil, a influenciadora tem histórico de problemas psiquiátricos.
Ela foi indiciada pelos crimes de extorsão, denunciação caluniosa, discriminação religiosa qualificada pelo uso de redes sociais, injúria racial, ameaça, calúnia e difamação qualificada pelo uso de redes sociais. Em dezembro, Emma foi presa na BR-262, a caminho de Divinópolis, após desembarcar no Aeroporto Internacional de Confins.
OUTUBRO – Homem mata a esposa com ‘gravata’ ao tentar impedi-la de sair de carro durante discussão
Rute Maria dos Santos, de 38 anos, morta pelo marido com um golpe de gravata em Lagoa da Prata
g1
Um homem de 50 anos foi preso em flagrante após confessar ter matado a esposa, Rute Maria dos Santos, de 38 anos, durante uma discussão dentro do carro em Lagoa da Prata. O nome dele não foi divulgado.
Segundo a Polícia Militar (PM), o casal deixou os filhos em casa e saiu de carro para passear. Em certo momento, começaram a discutir e o homem questionou Rute sobre uma suposta traição, a qual a ela acabou confirmando, segundo relato dele.
Durante a briga, a mulher tentou sair do veículo, mas ele a segurou pelo pescoço com um golpe conhecido como “gravata”. Depois disso, ele percebeu que a esposa não apresentava mais os sinais vitais.
Mulher morta com golpe de gravata pelo marido havia sofrido aborto dois dias antes, diz polícia
Veja o que se sabe e o que falta saber sobre o crime
Homem que matou a esposa com ‘gravata’ é indiciado por feminicídio e aborto provocado
NOVEMBRO – Homem branco paga R$ 10 a homem negro para açoitá-lo com cinto
Polícia Civil investiga agressão e suspeita de racismo contra homem em Itaúna
Um homem negro foi agredido com cintadas nas costas por um homem branco que ofereceu R$ 10 para espancá-lo. A agressão ocorreu em frente a um bar no Centro de Itaúna. O agressor, identificado como José Maria Vilaça, de 44 anos, foi preso no dia 21 de novembro e segue no Presídio de Itaúna. Ele foi indiciado por racismo e tortura.
Além dele, o homem que gravou o vídeo, de 32 anos, também foi indiciado pelos mesmos crimes. Ele responde inicialmente em liberdade. A Polícia Civil concluiu o inquérito e enviou à Justiça.
Em entrevista à TV Globo, José disse que o vídeo foi gravado com o consentimento do homem agredido. Afirmou ainda que ambos são usuários de drogas e que, naquele dia, os dois haviam consumido entorpecentes.
“Eu tava numa resenha. Foi uma brincadeira. O problema foi o vídeo ter viralizado no dia de Zumbi de Palmares. Agora tá essa burocracia toda. Foi uma resenha. Eu vou provar que não passou de uma resenha. Peço desculpas a todos os brasileiros, paraminenses e itaunenses também”, completou.
DEZEMBRO – Patrão morre após ser esfaqueado por funcionário durante confraternização
Foto de 2022 do funcionário Eliandro Bastos e o empresário Kerli Fabrício, morto em confraternização Cláudio, MG
Reprodução/Redes Sociais
O empresário Kerli Fabrício, de 37 anos, morreu após ser esfaqueado pelo funcionário Eliandro Bastos, de 36, durante uma confraternização em Cláudio. A festa ocorreu na empresa Metal Polo Aramados e Montagem, no dia 21 de dezembro. O caso é investigado pela Polícia Civil.
Conforme a Polícia Militar (PM), o desentendimento começou após Kerli informar para Eliandro que ele seria dispensado do quadro empresa por ser considerado um “funcionário muito caro”. Eliandro era o funcionário mais antigo do local.
Durante a conversa, Kerli teria dito que a confraternização seria o último evento do funcionário como parte da equipe, o que gerou revolta nele. Então, Eliandro quebrou no chão uma garrafa de vinho que havia recebido como presente do patrão.
Kerli advertiu o funcionário pelo ato, exigiu que ele limpasse o chão e trancou o portão da empresa, impedindo que Eliandro fosse embora. Em meio à discussão, o empresário foi atrás de Eliandro, que então pegou uma faca e o atingiu com três golpes.
Kerli foi socorrido e levado para o Pronto Atendimento Municipal (PAM), mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
.

Mais Notícias