G1 reúne as cinco reportagens mais lidas nos últimos sete dias. O g1 Grande Minas reúne as cinco notícias mais lidas nos últimos sete dias para encerrar a semana bem informado. Manifestação das forças de segurança e operação da Polícia Federal estão entre os assuntos mais buscados pelos internautas.
Veja os destaques
Idoso chama a PM ao saber que o neto chegou em casa ferido por tiro
Um idoso, de 71 anos, chamou a Polícia Militar ao saber que seu neto, de 21, chegou em casa, em Porteirinha, com um ferimento causado por tiro nas costas.
Segundo as informações da PM, uma equipe foi até a comunidade de Bom Jesus, após a solicitação do idoso. Ao ser questionado, o jovem ferido contou que estava fumando um cigarro quando foi surpreendido pelo disparo, que o atingiu na lombar e braço.
Manifestação das forças de segurança
Manifestação pelas ruas de Montes Claros
Wallace Borges
Uma manifestação reuniu policiais civis, penais, militares e bombeiros em Montes Claros, no Norte de Minas. Segundo a organização, 800 servidores das forças de segurança participaram do ato. Eles se concentraram na porta da delegacia de plantão, na Doutor Veloso, e saíram em caminhada pelas ruas do Centro em seguida.
Alerta para casos de Oropouche
Fundação Ezequiel Dias analizou 93 amostras aleatórias e identificou a oropouche em duas provenientes de Ipatinga, uma de Gonzaga e uma de Congonhas
Flávio Carvalho/WMP/Fiocruz
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Minas) emitiu alerta para os municípios após a identificação de quatro amostras de Febre Oropouche. O Cievs regional Montes Claros repassou às secretarias de saúde que fazem parte de sua área de abrangência orientações que incluem o reforço das ações de vigilância epidemiológica e de saúde e a notificação de casos suspeitos em até 24 horas.
Segundo as informações divulgadas pela Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, da qual o Cievs Montes Claros faz parte, a Fundação Ezequiel Dias analizou 93 amostras aleatórias e identificou a Oropouche em duas provenientes de Ipatinga, uma de Gonzaga e uma de Congonhas. Os casos estão sendo investigados pelo Cievs Minas.
Operação da Polícia Federal
PF apreendeu celular e documentos
Polícia Federal/Divulgação
A Polícia Federal realizou uma operação de combate à fraude bancária no Norte de Minas. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de sequestro de bens nas cidades de Montes Claros, Bocaiuva e Uberlândia.
A investigação revelou que os saques eram efetuados por meio do levantamento de créditos de precatórios a partir da utilização de documentos falsos, em Montes Claros. Segundo a PF, a fraude acumula um prejuízo para a União de cerca de R$ 1,5 milhão sacados desde 2019.
Resgate de idoso desaparecido em Bocaiuva
Um idoso, de 60 anos, que estava desaparecido desde o último domingo (26), na zona rural de Bocaiuva, foi localizado na quarta-feira (29).
Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação recebeu uma mensagem que estava sendo divulgada em redes sociais e que informava que o homem tinha sido localizado perto do KM 33 da MGC-451, sentido Olhos D”Água.
Já no local informado, os militares souberam que o morador de um assentamento se deparou com o homem caminhando pela estrada. Ele estava bem e não apresentava nenhum ferimento, por isso foi deixado aos cuidados do primo, que estava ajudando nas buscas.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.