8 de fevereiro de 2025

Veja dicas de como evitar choques e outros acidentes com rede elétrica durante chuvas e alagamentos


Das sete mortes registradas no Grande Recife por causa de acidentes provocados pelos temporais nesta primeira semana de fevereiro, Polícia Civil investiga se três vítimas foram eletrocutadas. Leonardo Moura, superintendente operacional da Neoenergia, dá dicas de como evitar choques elétricos
As tempestades e os alagamentos no Grande Recife nesta primeira semana de fevereiro trouxeram a preocupação com choques elétricos ao circular por ruas com cabos ou fios caídos. As fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana provocaram acidentes que resultaram na morte de sete pessoas. Em três casos, a Polícia Civil investiga se as vítimas sofreram choques elétricos.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Ao se deparar com fios em regiões alagadas, é importante ter cautela. Também é preciso adotar determinados cuidados se um cabo energizado atingir o veículo em que você estiver. Em casos de imóveis inundados, também há ações prioritárias que podem salvar vidas.
Para lidar com situações perigosas desse tipo, o g1 reuniu recomendações da Neoenergia, empresa responsável pela distribuição de energia em Pernambuco, e da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
Nesta reportagem, você vai saber o que fazer em algumas situações no momento de um temporal:
Posso carregar celular ou usar chuveiro elétrico?
O que fazer quando um cabo de energia cair na rua?
Como agir se estiver dentro de um veículo?
O que preciso fazer antes de sair de casa?
Ao retornar para casa, devo religar a energia?
Como evitar riscos em dias de raios e trovões?
Posso carregar celular ou usar chuveiro elétrico?
É preciso adotar alguns cuidados ao usar celulares e eletrodomésticos, como:
em casos de tempestade com raios, evite utilizar celulares com cabos conectados nas tomadas;
desligue todos os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;
não utilize o telefone fixo;
pare de usar o chuveiro elétrico, que pode ser perigoso em caso de descarga elétrica;
nunca mexa com instalação elétrica estando molhado ou com mãos e pés úmidos, incluindo conectar um carregador ou qualquer aparelho elétrico na tomada.
“Evite, por exemplo, manusear equipamentos elétricos em áreas molhadas e com os pés descalços, como máquinas de lavar e geladeiras. E faça sempre a instalação dos aterramentos que vêm junto com esses dispositivos. Evite também o uso de extensões e Ts ligando vários equipamentos em um mesmo ponto elétrico. Isso pode gerar sobrecarga nas instalações”, disse o superintendente operacional da Neoenergia, Leonardo Moura.
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
O que fazer quando um cabo de energia cair na rua?
Se um cabo de energia cair na rua:
evite se aproximar ou tocar em pessoas e objetos que estejam em contato com o cabo;
impeça que outros adultos e crianças se aproximem do local;
não suba em lajes altas nem se abrigue em campos abertos para não ser o ponto mais alto do local e acabar atraindo descargas elétricas;
evite procurar abrigo embaixo de árvores e não toque em árvores caídas;
não encoste em postes ou estruturas metálicas;
entre em contato com a Neoenergia, ligando para 116, ou enviando uma mensagem para o WhatsApp (81) 3217-6990; ou com o Corpo de Bombeiros (no número 193) para avisar o que aconteceu e solicitar ajuda.
“Em caso de fio partido, se não tiver a certeza de que é um fio elétrico ou de telefonia, não toque e tente sinalizar a área. Em seguida, entre em contato conosco [da Neoenergia]”, afirmou o superintendente operacional da Neoenergia.
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Como agir se estiver dentro de um veículo?
Se você estiver em um veículo e um cabo de energia cair sobre ele:
não saia do automóvel e entre em contato imediatamente com a Neoenergia, ligando para 116, ou enviando uma mensagem para o WhatsApp de número (81) 3217-6990;
enquanto permanecer dentro do veículo, mantenha os vidros fechados e não encoste na parte metálica até os técnicos da Neoergia chegarem ao local para remover o cabo de energia;
apenas se retire do veículo se acontecer um incêndio e, para sair, abra uma das portas do automóvel, vire-se para ela, junte os pés e pule o mais longe possível, evitando tocar na lataria e no chão ao mesmo tempo.
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
O que preciso fazer antes de sair de casa?
Se você estiver em uma residência e ela começar a encher de água, é importante seguir os passos abaixo, caso haja tempo antes de abandonar o imóvel:
desligue a energia da residência (disjuntor ou aqueles quadros parciais que há em casas);
deixe aparelhos elétricos em lugares mais altos para evitar que sejam atingidos pela água;
feche bem tampas de caixas d’água e outras estruturas que podem ser levadas pelo vento, atingindo pessoas e a rede elétrica.
“Caso o nível de água na sua residência suba muito rápido, faça o desligamento do disjuntor e saia do local, procurando um local seguro”, contou Leonardo Moura.
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Ao retornar para casa, devo religar a energia?
Quando voltar para casa, adote os seguintes cuidados:
confirme se a energia da residência está, de fato, desligada;
antes de ligar o interruptor de energia, chame um eletricista para fazer uma vistoria e verificar a condição das instalações elétricas do imóvel;
observe se a fiação elétrica e as tomadas da residência não continuam molhadas, para evitar riscos de choque ou morte por descarga elétrica ao ligar a energia da casa.
“Lembre-se também de revisar periodicamente as instalações elétricas da sua residência com um profissional habilitado”, declarou o superintendente operacional da Neoenergia.
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Como evitar riscos em dias de raios e trovões?
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima, os seguintes cuidados devem ser adotados em dias de raios e trovões:
procure um lugar fechado e seguro durante as tempestades;
se você estiver em um ambiente aberto, como um campo ou praia, tente se abrigar em locais cobertos;
não se abrigue debaixo de árvores ou perto de estruturas metálicas, pois elas atraem raios;
caso esteja dirigindo, fique dentro do carro; evite tocar nas partes metálicas, como as portas e o volante; e não estacione veículos embaixo de árvores;
evite superfícies com água, como piscinas ou rios, pois raios podem percorrê-las, aumentando o risco de choque elétrico;
tire aparelhos elétricos das tomadas para evitar danos por picos de energia, que podem estragar os equipamentos;
fique longe de janelas, portas e objetos metálicos, que podem conduzir eletricidade com facilidade;
mantenha distância de objetos como grades, canos e até aparelhos eletrônicos conectados à tomada;
evite aglomerados de pessoas, pois raios podem se espalhar por grupos. Então, evite ficar perto de outras pessoas em tempestades, já que a descarga elétrica pode afetar todos.
⬆️ Voltar ao início desta reportagem.
Alagamento e árvores caídas sobre casa na Rua do Sossego, no Centro do Recife
Reprodução/TV Globo
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Mais Notícias