Ministério da Agricultura e Pecuária mudou categorias em setembro. Veja diferenças entre tamanhos de ovos em nova classificação
No mercado, são muitas opções: ovos vermelhos, brancos, caipiras e de galinhas livres, por exemplo. O tamanho também varia e, em setembro, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou uma portaria com novas classificações.
Agora, as novas categorias para os tamanhos são: médio (de 38 a 47,99 g); grande (48 a 57,99 g); extra (58 a 67,99 g) e jumbo (acima de 68g).
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Veja diferenças entre tamanhos de ovos em nova classificação.
Caminhos do Campo/RPC
As empresas têm até fevereiro de 2025 para se adequarem à nova classificação.
A genética da galinha é um dos fatores que influenciam o tamanho dos ovos. “Hoje, temos um melhoramento genético muito avançado, então temos aves com genética própria para postura comercial”, explica a médica veterinária Maria Victoria Ferreira Barreiros.
“A dieta [também influencia], o animal tem necessidades nutricionais diferentes a cada fase da vida. E o ambiente, [o ideal é] que a ave tenha o mínimo de estresse”, explica.
Em uma granja em Toledo, na região oeste, a família Gasparetto administra a produção de 45 mil ovos por dia. O sistema automatizado garante alimentação precisa e ambiente climatizado a aves.
“É muito importante para chegar à expectativa de produção de ovos do lote e também para a qualidade do ovo que essa galinha vai fazer a postura, assim como coloração e tamanho do ovo”, diz a estudante Regina Cerutti Gasparetto.
Vídeos mais assistidos:
Leia mais reportagens em Caminhos do Campo.