20 de setembro de 2024

Veja o que é #FATO ou #FAKE na entrevista de Ricardo Nunes para a GloboNews

Candidato do MDB à Prefeitura de São Paulo deu entrevista para o programa ‘Central das Eleições’ nesta terça-feira (27). Prefeito Ricardo Nunes participa da Central das Eleições
Reprodução
Candidato à reeleição, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), foi entrevistado no “Central das Eleições”, da GloboNews, nesta terça-feira (27).
Foram convidados os candidatos que tiveram pelo menos 5% de intenções de voto e que ficaram entre os cinco primeiros colocados na última pesquisa Datafolha, divulgada na quinta-feira (22).
A ordem das entrevistas foi definida em um sorteio realizado na sexta (23) na presença dos representantes dos partidos.
O candidato do PRTB, Pablo Marçal, foi o primeiro sabatinado: confira aqui o que é #FATO ou #FAKE na entrevista dele. Ao longo desta semana, os demais serão entrevistados nas seguintes datas:
Guilherme Boulos (PSOL): na quarta (28);
Tabata Amaral (PSB): na quinta (29); e
José Luiz Datena (PSDB): na sexta (30).
A equipe do Fato ou Fake checou as principais declarações de Ricardo Nunes. Leia a seguir:
“Eu sou o prefeito que manteve durante o maior tempo a tarifa [de ônibus] congelada: 4,40 desde o início, pelo quarto ano consecutivo, a tarifa congelada.”

g1
A declaração é #FATO. Veja por quê: Segundo o histórico disponível no site da SPTrans, em julho de 1994, quando a tarifa de ônibus municipal foi convertida de cruzeiro real para real, a passagem custava 50 centavos. Desde então, foram 17 aumentos e uma redução, que ocorreu em 2013, durante a gestão de Fernando Haddad, após as manifestações de junho.
Na gestão de Celso Pitta, que foi prefeito de São Paulo entre 1997 e 2000, houve três reajustes. O mesmo ocorreu com Gilberto Kassab, que governou entre março de 2006 e final de 2012, e Fernando Haddad, que também aumentou o valor três vezes entre os anos de 2013 e 2016.
Quando Bruno Covas assumiu a prefeitura em 2018, a tarifa foi para R$ 4. O último reajuste foi durante sua gestão, em janeiro de 2020, quando alcançou os R$ 4,40. Ao longo do mandato de Ricardo Nunes, o valor da passagem permaneceu o mesmo, sem sofrer alterações.
“Pega a TFA, Taxa de Fiscalização de Anúncio. Acabei com essa taxa, ‘tá no Diário Oficial de janeiro de 2022.”
selo não é bem assim
arte
#NãoÉBemAssim. Veja por quê: Criada em 2002, a Taxa de Fiscalização de Anúncio (TFA) era cobrada sobre anúncios feitos em ruas e vias públicas, e tinha como objetivo financiar as ações de fiscalização das regras para estes anúncios, que podiam ser de comunicação visual, audiovisual ou sonora de mensagens.
O projeto que levou à extinção da lei foi apresentado pela prefeitura em novembro de 2022 e aprovado pela Câmara de Vereadores em 20 de dezembro daquele ano. Com isso, a lei — que efetivamente extinguiu a TFA a partir de janeiro de 2023 — foi sancionada pelo prefeito em 29 de dezembro de 2022, e não em janeiro daquele ano, como dito pelo candidato.
Procurada, a assessoria de imprensa do candidato informou que ele confundiu as datas. De fato, a prefeitura deixou de exigir a taxa a partir de 1 de janeiro de 2023.
“Não aumentei o IPTU. Fiz só a correção da inflação.”

g1
A declaração é #FATO. Veja por quê: Em 2024, o IPTU teve reajuste de 4,3% sobre os valores unitários do m² da construção e do terreno de todos os imóveis. O índice equivale à variação da inflação de 2023 apurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Banco Central do Brasil, segundo a Secretaria da Fazenda. Em 2021, a Câmara Municipal aprovou o reajuste do IPTU com base na inflação ao longo de 2022, 2023 e 2024. O texto foi sancionado pelo prefeito Ricardo Nunes.
“Só lembrando que estamos entre as 11 capitais com os dados do Ideb positivos.”

g1
#NÃOÉBEMASSIM. Veja por quê: Dados do Ideb apontam que São Paulo está fora da lista das melhores capitais nas duas faixas nos anos iniciais e nos anos finais do ensino fundamental. A cidade ficou em 14º lugar nos anos iniciais e em 11º lugar nos anos finais. A capital também não alcançou as metas que o Ministério da Educação (MEC) havia traçado para 2021. A pasta havia fixado em 6,2 pontos nos anos iniciais e 6 nos anos finais do fundamental. Apenas 10 capitais alcançaram a nota almejada nos anos iniciais e cinco nos anos finais.
Ao Fato ou Fake, a prefeitura afirma que “ainda estamos sob efeito dos reflexos da pandemia que impactou o desempenho dos estudantes – 2023 foi o primeiro ano que a prova foi realizada pós-pandemia”.
“A nota da rede municipal de São Paulo nos anos finais do Ensino Fundamental (4,8) é melhor que a média das redes municipais do Brasil 4,6. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental a nota da rede municipal de SP (5,6) ficou somente 0,2 abaixo da média das redes municipais do Brasil 5,8”, informa em nota.
“BRT Aricanduva está concluindo e está em processo de licitação.”
selo não é bem assim
arte
#NãoÉBemAssim. Veja por quê: O edital da licitação do BRT (chamado Ônibus de Trânsito Rápido ou Bus Rapid Transit) Aricanduva foi aberto em abril de 2024 pela SPObras. O certame estava previsto para o dia 24 de maio, mas foi adiado. Já no dia 10 de junho, ele foi suspenso, segundo diz a própria prefeitura em uma nota em seu site. O texto informa que a suspensão foi feita para “adequação dos termos do edital, que será republicado oportunamente”.
Questionada sobre a suspensão, a prefeitura informou que “o processo licitatório para a contratação das obras do BRT Aricanduva está em andamento, com material técnico em análise pelo Banco Mundial. A republicação do edital está prevista para os próximos dias”.
“Temos hoje vaga de creche pra todas as crianças. 100% das crianças que desejam uma vaga de creche na cidade de São Paulo hoje ela tem garantida”.
selo fato
g1
A declaração é #FATO. Veja por quê: Não existe fila para creches na rede municipal de São Paulo desde 2020. Segundo os dados da Secretaria Municipal de Educação, divulgados em julho, 1.131 crianças que estão esperando há menos de 30 dias por uma vaga em qualquer creche da cidade e outras 2.502 esperam por uma vaga em uma unidade de ensino específica.
Procurada, a prefeitura explicou que os 2.502 alunos “têm vaga garantida pela rede, inclusive, já oferecida às famílias, que optaram por esperar disponibilidade em alguma creche de preferência”. A gestão de Ricardo Nunes também informou que “o prazo de até 30 dias é o período de organização da rede para recebimento do aluno”.
“Eu cheguei agora no menor nível de desemprego desde 2015. No ano passado, entre admissões e demissões, tive um saldo positivo de 129 mil empregos”.
selo fato
g1
A declaração é #FATO. Veja por quê: Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) indicam que em São Paulo a quantidade de postos de trabalhos ocupados está em alta na capital paulista e no Brasil como um todo. O saldo de emprego durante todo o ano de 2023 foram de 136.109 postos de trabalho formais, #fato um pouco acima do que o citado pelo prefeito Ricardo Nunes.
Além disso, segundo a PNAD Contínua (Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílio), do IBGE, no quarto trimestre de 2015, eram 583 mil pessoas desocupadas, o que correspondia a uma taxa de 8,9%. Agora, no segundo trimestre de 2024, são 500 mil pessoas desocupadas, menos do que em 2015, a uma taxa de 6,8 de desocupação. É a menor taxa desde 2015.
Participaram da checagem: Adriana Cotias, Andressa Motter, Cecília do Lago, Fernanda Calgaro, Letícia Dauer, Marcelo Parreira, Mel Trench e Paulo Assad.
Questionado sobre Ideb de São Paulo inferior a outras cidades, Nunes diz que base foi estruturada
Fato ou Fake explica:
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Mais Notícias