Pacientes com sintomas da doença devem ingerir bastante líquido e a quantidade varia de acordo com o peso da pessoa. Especialistas orientam que a pessoa infectada beba 80ml de água para cada quilo que pesa. Para tratamento da dengue, recomenda-se muita hidratação, com água e soros
GETTY IMAGES via BBC
A perda do apetite é um dos sintomas mais comuns da dengue, que também diminui a vontade de beber água. No entanto, segundo os médicos, a desidratação é extremamente perigosa, o que torna a ingestão de líquidos uma das medidas mais importantes a seguir quando se está com dengue.
De acordo com especialistas, a ingestão de líquidos, principalmente água e soro, deve ser iniciada logo quando aparecem os primeiros sintomas da doença, antes mesmo da primeira consulta médica.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Isso porque a dengue “retira” o líquido de dentro dos vasos sanguíneos, comprometendo a circulação e podendo agravar a doença. Beber água é fundamental para repor a perda.
Hidratação é o melhor remédio pra ajudar no tratamento da dengue
Diante do cenário de epididemia de dengue que acomete o país, o Ministério da Saúde chama atenção para o cálculo de reposição de líquidos que deve ser seguido por uma pessoa adulta que está com dengue.
A quantidade de água a ser ingerida diariamente é muito maior do que o habitual. Se for confirmado o diagnóstico da doença, deve ser ingerido também soro via oral.
O cálculo varia de acordo com o peso do paciente. De forma geral, a quantidade de líquido a ser ingerida é de 80 ml para cada quilo que o paciente pesa. Um terço da ingestão deve ser de soro e dois terços de água ou outros líquidos. Veja na tabela:
Veja qual a quantidade de água que deve ser tomada quando se está com dengue
Segundo a médica Lígia Junqueira, além da água e do soro, sucos, isotônicos, água de coco e chás são indicados na hidratação.
“A água de coco tem um potencial hidratante bastante significativo e ela não causa grandes alterações no organismo, então é bastante interessante e é uma grande aliada na hidratação do paciente, ainda mais no caso de quem tem dificuldade para beber água”, orienta.
Para fazer o soro caseiro, basta adicionar, em um litro de água filtrada, duas colheres (de sopa) de açúcar e uma colher (de café) de sal. Quem não tiver filtro em casa, pode ferver a água e esperar esfriar antes de fazer o soro caseiro.
Os sintomas clássicos da dengue são: febre, dor de cabeça, dor no fundo do olho, dor muscular, dor abdominal, dor nas articulações, além de manchas no corpo.
Veja qual a quantidade de água que deve ser tomada quando se está com dengue; hidratação pode evitar agravamento da doença.
Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina