5 de outubro de 2024

‘Vem pra Amazônia’: artista acreano lança videoclipe que homenageia belezas naturais e povos ancestrais

Manoelzinho do Acre é artista do Vale do Juruá e lançou trabalho autoral nas plataformas digitais. Letra busca enaltecer belezas naturais do estado e aspectos que só se encontra no Acre. Manoelzinho do Acre lança clipe que mostra belezas naturais do estado
Arquivo pessoal
Vem pra Amazônia. Este é o nome do videoclipe do artista acreano Manoelzinho do Acre, natural de Cruzeiro do Sul, no interior do estado. O vídeo, que estreou há quase duas semanas, busca trazer referências aos povos ancestrais, bem como homenagear a cultura e as belezas naturais do estado mais ocidental do Brasil. (Veja o clipe no final da matéria)
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O projeto, desenvolvido por meio de um fundo para a cultura e com apoio da Lei Paulo Gustavo, conta com a participação da banda Swing da Mata e do secretário municipal de Cultura, Aldemir Maciel e é inserido no contexto amazônico.
A letra aborda aspectos particulares da Amazônia e mais especificamente do Acre, além de estender o convite a todos os continentes para participar do ritual ahayuasca.
“Vem pra Amazônia, coração do Brasil, terra de beleza singular
Teu verde encanta, é tanta beleza e riqueza que Deus concedeu”, diz um trecho da letra.
Clipe ‘Vem pra Amazônia’ conta com participação de artistas regionais do Vale do Juruá
Arquivo pessoal
LEIA MAIS:
Rituais com ayahuasca atraem turistas brasileiros e estrangeiros para aldeia indígena no Acre
Ritual da ayahuasca no Acre aguarda reconhecimento como bem cultural de natureza imaterial há 16 anos
Serra do Divisor: Um guia com as principais dicas para você planejar sua viagem ao interior do Acre
O artista, que adotou o codinome Uira para este primeiro trabalho, é autodidata, tem 45 anos e é artista há três décadas. Licenciado em Música pela Universidade de Brasília (UnB), é autor de mais de 100 canções autorais que retratam o dia a dia do acreano E vem da linhagem do Samba, Música Popular Brasileira (MPB), Bossa Nova e do Jazz.
“Através da música, da poesia, faço um convite a todas as nações a conhecer o Acre, a região do Juruá. Chamando os turistas para conhecer os indígenas, o ayahuasca, o rapé, o cambô, o Croa, as terras indígenas, como vai acontecendo na música. É uma forma de criarmos um registro cultural, e ter um portfólio de quando alguém pedir uma referência daqui, nós termos”, falou o artista em entrevista ao g1.
VÍDEOS: g1

Mais Notícias