Na ocasião, haverá ainda uma homenagem ao professor Batista de Lima, idealizador da premiação. O Prêmio de Literatura Unifor objetiva incentivar a criação literária e a promoção do hábito da leitura, além de divulgar novos escritores por meio da publicação de obras inéditas. Na foto, o professor Batista de Lima, idealizador do concurso
Ares Soares
Está chegando o tão aguardado momento! No próximo dia 21 de março, a Universidade de Fortaleza – instituição da Fundação Edson Queiroz – divulga os vencedores do Prêmio de Literatura Unifor 2023. A cerimônia de premiação acontecerá a partir das 19h, no Auditório da Biblioteca. A solenidade será marcada também por homenagem ao idealizador do concurso, professor Batista de Lima, bem como uma fala da professora Socorro Accioly sobre a importância do estímulo à literatura e aos novos escritores. O evento terá transmissão ao vivo no YouTube da TV Unifor e no canal @uniforcomunica.
Na ocasião, serão premiados os autores da melhor obra inédita e do melhor trabalho inédito. As produções literárias foram avaliadas por comissão julgadora composta por professores de Literatura em Língua Portuguesa, escolhidos pela Coordenação da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor. O(a) autor(a) da melhor obra literária inédita ganhará passagens aéreas para visitar a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, em São Paulo (SP). Já o(a) autor(a) do melhor trabalho inédito receberá o prêmio de uma viagem (passagens aéreas) ao Rio de Janeiro para visitar a Biblioteca Nacional.
Além disso, na solenidade serão lançados dois livros: a obra literária inédita vencedora da premiação (com tiragem de 300 exemplares) e uma coletânea com a reunião dos textos dos classificados do 1º ao 30º lugar na categoria “Trabalhos Inéditos”, com tiragem de 15 (quinze) exemplares para cada autor(a).
Reconhecimento
A professora Adriana Helena, vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, ressalta que a homenagem ao professor não é apenas um reconhecimento à sua contribuição singular para a literatura brasileira, mas também um ato de valorização da cultura e da educação no país. “Batista de Lima, imortal da Academia Cearense de Letras, um eminente professor, crítico literário, e escritor, tem dedicado sua vida ao estudo e à promoção da literatura, influenciando gerações de estudantes, leitores e escritores com sua paixão e conhecimentos profundos”, destaca. Outro aspecto relevante dessa homenagem, segundo Adriana, é o incentivo à pesquisa e à produção literária no ambiente acadêmico.
Adriana Helena
arquivo pessoal
“Reconhecendo os méritos de Batista de Lima, a Vice-reitoria de extensão e comunidade universitária, destaca a literatura como campo de conhecimento vital, que merece investimento e atenção. Isso pode estimular estudantes e pesquisadores a se dedicarem com mais afinco aos estudos literários, contribuindo para o enriquecimento cultural e intelectual da sociedade. Professores e escritores como Batista de Lima são faróis que iluminam esse caminho, mostrando que a literatura é essencial para a construção de uma sociedade mais justa, consciente e humanizada” – Adriana Helena, vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor
Prêmio de Literatura da Unifor
Criado na década de 1990, o Prêmio de Literatura da Unifor objetiva incentivar a criação literária e a sua divulgação como forma de promoção do hábito da leitura, além de divulgar novos escritores por meio da publicação de suas obras. Trata-se de um concurso bienal, e em cada edição alterna entre conto, poesia e crônica. Essa premiação é fundamental para a Unifor, visto que amplia o espaço de formação humana, aproximando, cada vez mais, a instituição das artes e da cultura em geral.
Nesta edição, o gênero literário escolhido foi o conto, um dos estilos narrativos mais comuns na tradição literária brasileira, caracterizado por uma narrativa curta que, geralmente, apresenta apenas um conflito.
Serviço
Prêmio de Literatura Unifor – Divulgação dos vencedores
Data: 21 de março de 2024
Horário: 19h
Local: Auditório da Biblioteca Central da Unifor (Av. Washington Soares, 1321 – Edson Queiroz)
Transmissão ao vivo no YouTube da TV Unifor e do canal @uniforcomunica