Muitas famílias com crianças participaram do encontro e protestaram contra o regime de Nicolás Maduro. Venezuelanos fazem ato em apoio a Edmundo González em BH
Cerca de 200 venezuelanos se reuniram na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, na noite deste domingo (28), em apoio à democracia. O número foi informado pela organização.
Muitas famílias com crianças participaram do ato. Com pinturas no rosto, carregando bandeiras da Venezuela e com camisas com os dizeres “lejos, pero no ausente” (longe, mas não ausente), os venezuelanos cantaram o hino do país natal.
Eles também protestaram contra o regime de Nicolás Maduro, dizendo que “esse governo vai cair”.
Ato em apoio ao candidato à presidência da Venezuela Edmundo González, em Belo Horizonte
TV Globo/ Reprodução
Neste domingo (28), venezuelanos foram às urnas para a eleição presidencial no país. Edmundo González é o principal candidato de oposição ao regime de Maduro. Em 2018, o atual presidente, que tenta o terceiro mandato, recebeu 6.248.864 votos, sendo eleito com 67,85% dos votos válidos.
A votação teve a participação de 46% do eleitorado, e os resultados foram contestados pela oposição e por entidades internacionais.
Manifestação de venezuelanos na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte
TV Globo/ Reprodução
Maduro entrou na disputa em um contexto de profunda crise econômica e humanitária na Venezuela. Em 10 anos, o Produto Interno Bruto (PIB) venezuelano teve uma queda de 80%, levando mais de 7 milhões de pessoas a deixarem o país.
A votação foi encerrada às 19h. Pelo calendário oficial do Conselho Nacional Eleitoral, a contagem dos votos e a proclamação do resultado deve acontecer entre este domingo (28) e segunda-feira (29).
LEIA TAMBÉM:
Eleição na Venezuela: acompanhe ao vivo
Após fim do prazo de votação, González diz que opositores estão ‘felizes com as expectativas de bons resultados’
Como funciona a eleição na Venezuela
Edmundo González vota e diz confiar que Forças Armadas da Venezuela respeitarão resultado da eleição
Vídeos mais vistos no g1 Minas: