25 de setembro de 2024

Vereador de Rio Branco imita idoso morto em banco para ironizar pedido de empréstimo e é criticado: ‘desrespeito’

Fábio Araújo reproduziu a situação que ocorreu no Rio de Janeiro para criticar um empréstimo que o prefeito Tião Bocalom fez à Caixa Econômica e aprovado pela Câmara de Vereadores. Vereador é criticado após reproduzir cena de idoso morto em banco para ironizar empréstimo
O vereador de Rio Branco Fábio Araújo (MDB) está sendo criticado nas redes sociais por imitar o idoso Paulo Roberto Braga, de 68 anos, levado sem vida a um banco pela sobrinha, em um vídeo postado nas redes sociais. O parlamentar reproduziu a situação que ocorreu no Rio de Janeiro para criticar um empréstimo que o prefeito Tião Bocalom pediu à Caixa Econômica. Veja detalhes abaixo.
Na imagens, o vereador entra em uma sala em uma cadeira de rodas sendo empurrada por uma mulher. Ele aparece com os olhos fechados, fingindo estar morto, e a cabeça caída para o lado. A mulher pergunta a um atendente se o documento referente ao empréstimo de R$ 37 milhões da prefeitura está pronto.
O atendente responde que sim e que falta apenas ele [vereador] assinar. A mulher afirma que trouxe o vereador para assinar e, imitando a sobrinha do idoso morto, ela coloca a caneta na mão de Fábio Araújo, que segue imóvel, puxa ele para frente e diz para ele assinar.
Vereador de Rio Branco é criticado após imitar o idoso Paulo Roberto Braga, de 68 anos, levado morto ao banco
Reprodução
Nesse momento, o parlamentar abre os olhos, mira o documento e diz: “Como é que é, R$ 37 milhões para a prefeitura? Não vou assinar isso, rapaz! Tô (sic) não”. O vídeo termina com Fábio Araújo levantando da cadeira de rodas e correndo.
A ‘piada’, porém, não foi bem vista pelos internautas. “Que brincadeira ridícula. Fazer piada de uma situação como essa é muita maldade e falta de respeito. A pessoa estava morta, tinha família e alguém vilipendiou um cadáver, e você como vereador está satirizando isso, que vergonha. Devia estar na praça é nossa, e não na câmara representando a população”, diz um seguidor.
Outra internauta acrescenta: ‘Se fosse um parente seu a piada seria outra. Falta de respeito e humanidade. Lamentável que nossa câmara tenha pessoas desse nível”.
‘Trending do momento’
Ao g1, o vereador afirmou que a ideia principal do vídeo era chamar a atenção da população para as promessas, segundo ele, não cumpridas do prefeito.
“Usamos essa trending, que está em alta e que já usaram várias figuras públicas no Brasil, justamente para chamar a atenção da população que esses empréstimos estarão gerando uma dívida por décadas que iremos pagar, além do sonho da casa própria ter virado mais uma promessa não cumprida pelo prefeito Tião Bocalom”, defendeu-se.
Internautas fizeram várias críticas na postagem do vereador
Reprodução
Empréstimo
O empréstimo criticado por Fábio Araújo no vídeo foi feito pelo prefeito Tião Bocalom à Caixa Econômico Federal. O gestor encaminhou um projeto de lei à Câmara de Vereadores pedindo autorização para o empréstimo.
O dinheiro seria para o Programa de Atendimento Habitacional do Pró-Moradia de Rio Branco. A Câmara aprovou e Bocalom sancionou, nesta sexta-feira (19), a lei que autoriza a prefeitura contratar junto à Caixa Econômica Federal.
A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). “As receitas oriundas da operação de crédito destinam-se à execução de infraestrutura e empreendimentos integrantes do Programa de Atendimento Habitacional do Pró-Moradia no Município de Rio Branco. Os recursos serão obrigatoriamente aplicados na execução do empreendimento, sendo vedada a aplicação em despesas correntes”, diz parte da publicação.
Após a publicação do DOE, ainda no período da manhã, o vereador Fábio Araújo postou em sua rede social o vídeo criticado.
O representante da prefeitura na Câmara de Vereadores de Rio Branco, João Marcos Luz, divulgou uma nota de repúdio e afirmou que o comportamento do coleta é equivocado e lamentável.
“Pois faz chacota com o sonho de milhares de pessoas, que é ter uma casa própria. O comportamento jocoso é um claro desrespeito com o rio-branquense que ainda vive em áreas alagadas e em áreas de risco. O empréstimo busca a construção de casas para aqueles que mais precisam, mas, de forma maldosa, para tentar sabotar uma gestão, essa oposição vive votando contra a população”, lamentou.
Reveja os telejornais do Acre

Mais Notícias