18 de novembro de 2024

Vereador de Santo Expedito é afastado após discutir com professor em redes sociais


Vítima também denunciou supostos comentários homofóbicos de Cláudio José Silva. Vereador Cláudio José Silva (PSDB), de Santo Expedito (SP), foi afastado da função por ato de decoro parlamentar
Site da Câmara Municipal de Santo Expedito
O vereador Cláudio José Silva (PSDB), de Santo Expedito (SP), foi afastado da função por ato de decoro parlamentar.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
A decisão foi tomada pela Comissão de Ética e Disciplina da Câmara Municipal, depois que o parlamentar se envolveu em uma briga com um morador da cidade nas redes sociais.
Segundo a investigação, o vereador desqualifica o morador, que é professor. Em um trecho da conversa, o parlamentar diz que se a filha dele caísse na sala do professor, estaria fora da escola. Confira um trecho:
– “Sim… e um dia minha filha cair na sua sala estara fora da escola já vi as suas aulas”
– “Deus me livre”
– “Deus proteja”
– “to de saco cheio de gente da sua laia”
– “vai te catar”
Em outros trechos, Cláudio denomina o educador como “desqualificado”. A vítima também denunciou comentários supostamente homofóbicos do vereador, que teria se referido a ele com palavrões.
– “temos que rir mesmo deste desqualificado 7”
– “…passar bem, desqualificado.”
– “babaca idiota”
O desentendimento aconteceu na internet entre os dias 27 e 28 de fevereiro e foi alvo de uma representação no legislativo contra o parlamentar.
Vereador de Santo Expedito é afastado após brigar com professor nas redes sociais
Conforme Elton da Silva, que atua como assessor jurídico da Câmara de Santo Expedito, o vereador investigado era presidente da Comissão de Ética do Poder Legislativo.
“ Por conta do teor dessa discussão, o munícipe fez uma representação no Conselho de Ética da Câmara Municipal. A presidente da Câmara fez uma análise prévia e, entendendo que tinha indícios, afastou o vereador da Comissão de Ética, que ele era presidente da comissão ética, nomeou outro vereador do partido dele, e encaminhou o procedimento para que a comissão de ética apurasse, ouvisse testemunhas, para dar o prazo da defesa para o vereador, para depois fizesse a sua conclusão”, disse o assessor jurídico.
No último dia 29 de outubro, o relatório foi finalizado pela Comissão de Ética e Disciplina da Câmara Municipal de Santo Expedito, que concluiu que Cláudio cometeu ato de decoro parlamentar por ter se envolvido em uma briga com um morador nas redes sociais.
O documento recomenda a perda de mandato temporário por 30 dias, prazo que iniciou na última passada. O Poder Legislativo ainda diz que as condutas do vereador contrariam os princípios ético-morais esperados de um representante do legislativo municipal.
O suplente do vereador, Adolfo Paris Trives, tomou posse. Ainda segundo o assessor jurídico, o suplente fica no cargo até o dia 13 de dezembro, quando o vereador afastado retorno à sua função até o encerramento do mandato no dia 31 de dezembro.
“O regimento interno da Câmara fala que a postura do vereador é tanto para dentro da Câmara em suas funções, quanto também fora dela no trato com a comunidade”, ressaltou o assessor jurídico.
Falas inverídicas e falaciosas
O vereador Cláudio José Silva foi ouvido e alegou que as falas do denunciante eram inverídicas e falaciosas.
No que diz respeito aos comentários, argumentou que “jamais fez qualquer comentário de conotação homofóbica” e que a acusação seria “totalmente inverídica e infundada, com o único objetivo de macular a honra e moral dele”.
A TV Fronteira tentou entrar em contato com o vereador, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Mais Notícias