19 de setembro de 2024

Vereador Herivelto Oliveira assume Prefeitura de Curitiba e se torna 2º prefeito negro da capital

Parlamentar do Cidadania deve ficar por oito dias no cargo máximo do Executivo municipal. Entenda como funciona a linha sucessória que alçou o vereador à prefeitura. Vereador Herivelto Oliveira assume provisoriamente a Prefeitura de Curitiba
O vereador Herivelto Oliveira (Cidadania) assumiu interinamente a Prefeitura de Curitiba e deve ocupar a função até 8 de junho. A transmissão do cargo foi feita pelo prefeito Rafael Greca (PSD) em cerimônia realizada na última quarta-feira (29), em função do feriado de Corpus Christi.
Herivelto é o segundo prefeito negro a comandar Curitiba. Antes dele, somente o médico Antenor Pamphilo dos Santos ocupou o cargo, no dia 16 de julho de 1948.
“Eu acho que a gente tem que caminhar para o dia em que isso seja uma coisa natural das pessoas. Ser o segundo, o terceiro ou o quarto, acho que ainda chama a atenção. Mas eu espero que, quando a gente chegar lá pelo décimo, isso não seja mais um assunto que dê manchete, que seja uma coisa corriqueira”, disse o prefeito interino, segundo a Câmara Municipal de Curitiba.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
No comando do Executivo municipal, Herivelto deve sancionar a lei do passaporte celíaco, que garante uma dieta especial nos hospitais da Curitiba. Ele também deve participar de uma reunião do Conselho de Política Étnico Racial, entre outros compromissos no cargo.
Herivelto assume a prefeitura em razão de viagens ao exterior de Greca e do vice-prefeito, Eduardo Pimentel (PSD), mas também pelo fato dos primeiros vereadores na linha sucessória se declararem impedidos de ocupar a função.
Vereador Herivelto Oliveira (Cidadania( assume a Prefeitura de Curitiba interinamente
Carlos Costa/CMC
A Lei Orgânica do Município prevê que, em caso de ausência ou impedimento do prefeito e do vice, o primeiro a ser convocado é o presidente da Câmara Municipal, seguido do primeiro e do segundo vice-presidente.
Na sequência, conforme a legislação, são chamados os demais membros da Mesa Diretora e, por fim, o vereador mais votado, em ordem decrescente.
A Câmara Municipal explica que os outros três membros da Mesa Diretora em condições de assumir a função, e outros seis vereadores com maior votação, declararam-se impedidos de assumir o cargo de prefeito pois são pré-candidatos às eleições municipais.
Herivelto afirmou que não vai disputar a próxima eleição, por isso aceitou assumir o cargo
LEIA TAMBÉM:
Homem dispara submetralhadora e mata duas pessoas em distribuidora bebidas de Almirante Tamandaré
Inmet emite alerta para risco de geada em 58 cidades do Paraná; confira a lista
O que se sabe sobre capitão do Corpo de Bombeiros do Paraná preso suspeito de desviar produtos de barracão da Defesa Civil
Natural de Curitiba, Herivelto Alves de Oliveira tem 60 anos de idade e está no segundo mandato como vereador na Câmara Municipal de Curitiba. É casado e tem um filho. Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), também é músico e consultor de comunicação.
Na cerimônia de transmissão de cargo, Herivelto recordou que seu pai, falecido em 2012, foi servidor municipal durante 36 anos.
“Ele era da equipe de asfalto na Secretaria de Obras, depois foi servente, entre outras funções. Tenho certeza que ele estaria muito feliz sabendo que o filho dele chegou no cargo mais alto do Executivo Municipal”, disse.
Os vídeos mais assistidos do g1 PR:
Leia mais notícias em g1 Paraná.

Mais Notícias