22 de setembro de 2024

Vereadora Lene Petecão segue na UTI após complicações em cirurgia de vesícula em Rio Branco

Assessoria informou neste domingo (7) que vereadora responde bem ao tratamento, está consciente, andando e melhorando gradativamente. Lene Petecão foi submetida a uma cirurgia na vesícula na sexta (7). Vereadora Lene Petecão (PSD) se recupera de uma cirurgia na vesícula na UTI
Arquivo Pessoal/Redes Sociais
A vereadora Lene Petecão (PSD), vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Juliana, em Rio Branco, neste domingo (7) se recuperando de uma cirurgia na vesícula feita na última sexta-feira (5).
O procedimento deveria ter durado duas horas, mas acabou levando dez horas para terminar. Ao g1, um familiar da vereadora, que pediu para não ter o nome divulgado, acusou o hospital de erro médico. A direção do hospital afirmou que não comenta estado de saúde de pacientes e não respondeu à acusação da família. Veja detalhes abaixo.
Em um comunicado divulgado neste domingo, a assessoria da vereadora informou que ela responde bem ao tratamento, está consciente, andando e melhorando gradativamente. “A vereadora seguirá internada sob cuidados de sua equipe médica até passar por nova avaliação”.
Dez horas de cirurgia
Segundo o parente da vereadora, que conversou com o g1, a cirurgia demorou muito porque um dos órgãos da parlamentar teria sido perfurado durante o procedimento.
Lene Petecão começou a sentir dores no abdômen no último domingo (31). Na segunda (1º), após exames, os cálculos renais foram detectados.
“Detectou as pedras e já ficou lá no hospital mesmo pra fazer a remoção das pedras. Uma cirurgia foi passada pra gente, que é da família, que ia demandar duas horas, que é uma cirurgia tranquila. Ela estava apta, entendeu, deram aval pra fazer a cirurgia. Mas a a cirurgia que era pra demorar duas horas demorou 10 horas por causa de um erro médico que perfurou um local errado”, contou o familiar.
Ainda de acordo com o familiar, o médico que fazia a cirurgia inicialmente precisou contatar outro médico para ajudá-lo, o que causou preocupação na família. “A gente que é da família não conseguiu dormir, estamos sem dormir desde ontem”, desabafou.
O parente contou também que após o procedimento a vereadora foi diretamente pra UTI e chegou a ser intubada. A vereadora foi extubada na manhã desse sábado (6).
“A enfermeira falou que a intercorrência [durante a cirurgia] foi devido uma gastrite que ela tem e na hora da cirurgia, machucaram. Por isso o sangramento”, disse.
Vídeos: g1

Mais Notícias