19 de setembro de 2024

Vereadores pedem cassação do presidente da Câmara após acusação de envolvimento com menor de idade em Toledo, MG

Do total de nove vereadores da cidade, oito pediram a cassação do presidente da casa, Vanderlei Benedito de souza (PSDB). Vereadores de Toledo pedem cassação do mandato do presidente da Câmara
Vereadores de Toledo (MG) pedem a cassação do presidente da câmara após ele ser acusado de envolvimento sexual com uma menor de idade.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Do total de nove vereadores da cidade, oito pediram a cassação do presidente da casa, Vanderlei Benedito de souza (PSDB) após ele se envolver em um caso envolvendo uma adolescente de 16 anos.
O registro policial foi feito no dia 16 de abril, quando o assistente social e a psicóloga do Abrigo Municipal de Extrema acionaram a Polícia Militar depois que a adolescente, de 16 anos, abrigada na instituição, ir para a escola e não retornar no horário.
O boletim de ocorrência narra que os responsáveis pelo abrigo vieram mensagens entre essa adolescente e o presidente da câmara nas redes sociais.
A menina chegou ao abrigo após a confecção do boletim de ocorrência e contou aos policiais que estava com o vereador em um motel de Itapeva (MG) e que teriam tido relações sexuais.
Vereadores pedem cassação do presidente da Câmara após acusação de envolvimento com menor de idade em Toledo
Reprodução EPTV
A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o caso e que devido à natureza do fato, a investigação segue sob sigilo.
A Prefeitura de Extrema informou, em nota, que a equipe técnica do abrigo municipal acionou a PM por evasão, protocolo comum que os profissionais seguem. A adolescente retornou no mesmo dia e a PM estava no local. Os motivos da evasão e mais detalhes foram tratados com a PM.
O Conselho Tutelar de Extrema acompanha o caso.
Pedido de cassação
O pedido de cassação do vereador, presidente da casa, foi feito em reunião do dia 13 de maio. Conforme vereadores, há duas sessões ele não comparece às reuniões.
O pedido de cassação se deu por quebra de decoro, mas ainda não houve a abertura de uma comissão processante. Os legisladores aguardam um parecer jurídico da casa.
No dia 3 de maio, o presidente da Câmara de Toledo negou nas redes sociais ter praticado qualquer crime e disse que as acusações são falsas. Ele alegou perseguição política e disse que irá processar os responsáveis. Vanderlei Benedito de Souza também disse que repudia qualquer ato de pedofilia.
Vereadores pedem cassação do presidente da Câmara após acusação de envolvimento com menor de idade em Toledo
Reprodução EPTV
Em nota enviada à produção da EPTV Sul de Minas, Afiliada Rede Globo, o vereador reforçou que se trata de uma questão política com fins eleitorais e que tem pelo menos duas testemunhas que estavam com ele no dia em que ocorreram os acontecimentos narrados na acusação.
A defesa do vereador disse que “até o presente momento nada de concreto foi demonstrado e que, de fato, existe um inquérito policial em andamento. No entanto, não existe nenhum crime a ser apurado”.
A defesa disse ainda que “foi apresentado um pedido de cassação junto à Câmara Municipal, mas o pedido não reúne os requisitos mínimos de admissibilidade para o seu prosseguimento”.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Mais Notícias