14 de novembro de 2024

Vestibular 2025: qual o perfil da prova da Unesp e o que esperar dela?


Interdisciplinaridade, valorização da interpretação de texto e aplicação prática estão entre as características do exame. Primeira fase acontece nesta sexta-feira, feriado da Proclamação da República. Primeira fase do vestibular da Unesp
IGOR DO VALE/ESTADÃO CONTEÚDO
A primeira fase do vestibular 2025 da Unesp acontece nesta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República, em 31 cidades do estado de São Paulo, além de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). O exame começa às 14h e 64 mil candidatos vão fazer a prova.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
O vestibular é composto por 90 questões de múltipla escolha, distribuídas em quatro áreas. Para traçar um perfil da prova e saber o que esperar do exame, o g1 ouviu o professor de biologia e coordenador do Ensino Médio do Colégio Oficina do Estudante, Luís Felipe Tuon. Veja abaixo:
Interdisciplinaridade
“A Unesp é uma prova reconhecida por uma abrangência muito interessante, semelhante a da Unicamp, inclusive, com questões mais voltadas para interdisciplinaridade e menos voltadas para especificidades, como a Fuvest. A interdisciplinaridade é bem característica do vestibular da Unesp, que gosta de misturar áreas do conhecimento, como biologia com química, e história com física. Isso exige que o candidato saiba relacionar conceitos e aplicar o que aprendeu em sala de aula para resolver problemas do dia a dia.”
Valorização da interpretação de texto
“A Unesp também se assemelha a Unicamp na valorização da compreensão de texto. O aluno tem que demonstrar capacidade de interpretar texto, de diferentes gêneros, inclusive, e de diferentes níveis de complexidade, analisando as ideias principais e secundárias.”
Aplicação prática do conhecimento
“A prova traz 90 questões, muitas voltadas para a aplicação prática do conhecimento em temas como saúde, meio ambiente e economia. Esse perfil exige que o aluno tenha noção de temas atuais do país, como economia e política, além de um bom raciocínio lógico. A Unesp também inclui questões de atualidades, cobrindo temas recentes, como questões sociais, conflitos geopolíticos e ambientais. Vale a pena estar atento aos eventos dos últimos dez anos.”
Quais temas podem cair na prova?
Às véspera do vestibular da Unesp, o professor destaca quais assuntos podem aparecer nas disciplinas e que valem aquela repassada por parte do candidato:
Humanidades
História do Brasil;
História mundial;
Relação entre cultura, sociedade e política ao longo dos tempos.
Ciências da natureza (em especial biologia):
Temas de meio ambiente e saúde (a Unesp costuma perguntar sobre ecologia e fisiologia humana, cobrindo desde o funcionamento dos sistemas do corpo até questões ambientais).
Matemática:
O básico é essencial, com destaque para álgebra, geometria e trigonometria.
Segunda fase tem dois dias
Quem passar para a segunda fase do vestibular da Unesp deve fazer as provas nos dias 8 e 9 de dezembro, a partir das 14h.
No primeiro dia, os candidatos enfrentam 24 questões divididas entre: ciências humanas e sociais aplicadas (história, geografia, filosofia e sociologia); ciências da natureza e suas tecnologias (biologia, química e física); matemática e suas tecnologias.
Já no segundo dia, o desafio é fazer uma redação e responder mais 12 questões na área de linguagens e suas tecnologias (língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte).O resultado final com os aprovados da Unesp sai em 31 de janeiro de 2025.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias