15 de novembro de 2024

Vestibular: como lidar com a frustração de não ter ido bem nas provas?


g1 conversou com o orientador educacional de um cursinho pré-vestibular para entender como o estudante pode o sentimento de fracasso por não ter passado. A orientação é começar a planejar o próximo ano. 1ª fase vestibular Unicamp 2025 em Piracicaba
Antonio Trivelin/g1
Sair da prova com aquela sensação de não ter ido tão bem quanto imaginava. A frustração pode ser companhia de muitos estudantes que têm o sonho de ingressar no ensino superior. Os vestibulares, em geral, são bastante concorridos e a porcentagem de candidatos aprovados é pequena. Diante desse sentimento de fracasso que pode surgir depois do exame, o que fazer a partir de agora?
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
O g1 conversou com o orientador educacional do cursinho pré-vestibular Oficina do Estudante, Ifredo Terra Neto, para entender como o estudante pode administrar a frustração por não ter conseguido passar. Entre as sugestões, está o início do planejamento para o próximo ano. Veja abaixo
Segundo o professor, não ir bem nos vestibulares é algo comum para muitos alunos, considerando a alta relação entre candidatos e vagas.
“A recomendação agora é respirar fundo e começar a planejar o próximo ano, pensando em como aprimorar o preparo, ajustar métodos de estudo e recalibrar metas e expectativas”, explicou.
Como na vida, é preciso saber lidar com a frustração decorrente das expectativas criadas com as provas. O orientador vocacional ressalta ainda que, neste momento, é importante que alunos e familiares tenham consciência de que as conquistas acadêmicas são fruto de um projeto contínuo, iniciado no Ensino Fundamental, consolidado no Ensino Médio e finalizado na aprovação no vestibular.
“Se o projeto foi bem executado, o sucesso provavelmente chegou. Caso contrário, ajustes precisam ser feitos”, completa.
Ano que vem tem mais
Para o estudante que já prestou os vestibulares que gostaria este ano e não foi tão bem, a dica é parar, respirar e avaliar o que pode ser feito de diferente para o próximo. O professor destaca algumas perguntas que o aluno pode fazer para refletir sobre seu desempenho e chegar mais preparado em 2025:
Quais foram suas fraquezas? (identificar pontos fracos e pensar em estratégias para fortalecê-los).
Quem pode ajudá-lo? (decidir se vai procurar um cursinho, videoaulas, aulas particulares ou apoio de amigos e familiares que possam ajudar na preparação).
Quais pontos precisam ser melhorados e dependem exclusivamente do aluno? (isso inclui organização, disciplina, rotina de estudos e até horas de sono).
Quais pontos dependem de terceiros? (pensar se é preciso mudar o material de estudo, melhorar o ambiente de estudo, ou até revisar o número de aulas e seu foco).
“Ao refletir sobre esses pontos, os alunos conseguem antecipar possíveis problemas e fazer escolhas melhores para o ano seguinte”, conclui Neto.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias