25 de dezembro de 2024

Vestibular Unicamp: ‘jogo do tigrinho’ entre crianças e falta de mulheres na política são temas da redação


Banimento do “X” também foi cobrado em questão discursiva. Comvest aplica provas da segunda fase do Vestibular Unicamp neste domingo (1º) e segunda-feira (2). Candidatos fazem primeiro dia de provas da segunda fase do Vestibular Unicamp 2025
Pedro Amatuzzi/g1
A segunda fase do Vestibular Unicamp 2025, iniciada neste domingo (1º), teve uma questão sobre banimento temporário do X (ex-twitter) no Brasil e como temas de redação a desigualdade de gênero na política e os jogos de azar eletrônicos, como o tigrinho, entre as crianças.
Ao todo, 13.011 candidatos foram convocados para a segunda fase. Eles concorrem a 2.537 vagas em 69 cursos de graduação. Veja fotos do primeiro dia de provas da segunda fase.
Na prova, o aluno poderia escolher um dos dois temas de redação. Na primeira opção, ele precisaria fazer um comunicado à comunidade escolar sobre dos riscos dos jogos eletrônicos de azar entre menores de idade propondo medidas para combater esse problema.
Na segunda opção, o candidato teria que escrever um Projeto de Lei para combater a desigualdade de gênero na política. Na saída do maior local de provas em Campinas, a maioria dos candidatos ouvidos pelo g1 disse ter optado pelo tema dos jogos eletrônicos.
A questão sobre a suspensão temporária do X no Brasil, determinada pelo Supremo Tribunal Federal, contava com uma figura de um jogo da velha. O x ocupava duas posições e três casas tinham uma faixa com a frase “ordem e progresso”.
Unicamp: 2ª fase do vestibular 2025 reúne 13 mil estudantes neste domingo (1)
Segunda fase
As avaliações da segunda fase têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção.
Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As questões são dissertativas e seguem a distribuição:
📝 PRIMEIRO DIA – provas comuns a todos os candidatos:
Prova de redação, composta por duas propostas de textos para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta;
Prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, com seis questões;
Prova interdisciplinar com duas questões de língua inglesa e duas questões interdisciplinares de ciências da natureza.
📝 SEGUNDO DIA – provas comuns a todos os candidatos:
Prova de matemática, com seis questões para os cursos das áreas de ciências exatas/tecnológicas; quatro questões para os cursos das áreas de ciências biológicas/saúde e quatro questões para os cursos das áreas de ciências humanas/artes;
Prova interdisciplinar com duas questões interdisciplinares de ciências humanas.
📝 SEGUNDO DIA – provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso:
Candidatos da área de ciências biológicas/saúde: prova de biologia com oito questões; prova de química, com seis questões.
Candidatos da área de ciências exatas/tecnológicas: prova de física, com seis questões; prova de química, com seis questões.
Candidatos da área de ciências humanas/artes: prova de geografia, com seis questões; prova de história, com seis questões; prova de filosofia, com uma questão; prova de sociologia, com uma questão.
Habilidades Específicas
As provas de habilidades específicas para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança, serão realizadas entre os dias 11 e 13 de dezembro, somente em Campinas.
LEIA TAMBÉM:
Vestibular 2025: entenda por que começar pela redação é uma boa estratégia e como se preparar
De Alice à Gonzaga de Sá: entenda o que os livros da 2ª fase da Unicamp têm em comum e como se preparar para interpretá-los
Próximas datas
A primeira chamada será divulgada dia 24 de janeiro e os convocados deverão efetivar a matrícula online (não presencial) nos dias 27 e 28 de janeiro, pela página eletrônica da Comvest.
As demais datas constam do calendário do Vestibular Unicamp 2025, disponível no site da Comissão.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

Mais Notícias