28 de dezembro de 2024

Veterinária de 36 anos morre de dengue em Sorocaba; família reclama de negligência médica

Fabiana Ribeiro era veterinária da Zoonoses de Sorocaba (SP). Em seis dias, ela chegou a passar por três hospitais do município, mas não resistiu aos sintomas e morreu. Sorocaba inicia vacinação contra a dengue em crianças na próxima semana
A Prefeitura de Sorocaba (SP) confirmou, nesta quinta-feira (2), mais duas mortes por dengue em 2024. Uma das vítimas é a médica veterinária Fabiana Ribeiro, de 36 anos, que morreu no mês passado.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Nas mãos de seu marido, Heric Bonadia, ficaram os prontuários, as receitas médicas e os atestados. Os dois contraíram a doença no mesmo período, porém, enquanto ele se recuperava, ela sofria piora nos sintomas.
“Eu tive cinco dias de atestado, enquanto ela, apenas dois. Quando o período venceu, ela foi trabalhar e teve uma piora, com muita dor abdominal. Levamos ela no hospital e só deram um remédio para dor, não tomou soro, nada. Ela chegou a desmaiar”, conta Bonadia.
Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue
Reprodução/RBS TV
De acordo com o irmão de Fabiana, Rafael Ribeiro, houve uma espera de, no mínimo, 11 horas para ela ser transferida a uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
“Em uma outra passagem pelo hospital, Fabiana chegou a ter uma convulsão. Após crises de dores intensas, uma tomografia constatou que a médica veterinária possuía água em seus pulmões. Porém, na decorrência, ela não resistiu aos sintomas e morreu. Ela ficou esperando na enfermaria durante todo esse tempo”, relembra.
Além da tristeza, a família ainda possui muitas perguntas sem respostas. Do diagnóstico até a data de morte, foram seis dias e passagens em três hospitais diferentes do município. O caso entrou em investigação e a Prefeitura de Sorocaba (SP) aguarda o resultado do Instituto Adolfo Lutz para descobrir a causa oficial do óbito.
“Quero saber se uma pessoa pode trabalhar com dengue, pois ela passou muito mal. Também gostaria de saber porque um médico receita Buscopan para uma pessoa com dor abdominal. Fora a demora, que foi o tempo da pessoa ter convulsionado com dor abdominal. São muitas dúvidas que ficam no meu coração”, finaliza.
Com mais de 14 mil casos confirmados, a cidade vive um cenário de epidemia de dengue. Além das 11 mortes confirmadas, outras sete estão em investigação pelo Instituto Adolfo Lutz.

O que é a dengue?
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte. Veja quais são os principais sintomas da dengue:
Febre
Dor no corpo e articulações
Dor atrás dos olhos
Mal-estar
Falta de apetite
Dor de cabeça
Manchas vermelhas no corpo
Como saber se você está com dengue e se é grave
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias