15 de novembro de 2024

Viana no g1 sobre moradores de rua: ‘voluntários que distribuem comida virou um problema’

Senador licenciado do Podemos foi o primeiro entrevistado da série do g1 com os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte, comandada por Liliana Junger, no podcast ‘Gerais no g1’. Carlos Viana em entrevista ao g1.
g1
O senador licenciado Carlos Viana, candidato à Prefeitura de Belo Horizonte pelo Podemos, afirmou em entrevista na tarde desta segunda-feira (26) que pretende regulamentar o trabalho de voluntários que distribuem comida para pessoas em situação de rua da cidade, caso seja eleito prefeito no pleito de outubro.
Liliana Junger entrevista candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte ao vivo no podcast Gerais no g1
Carlos Viana (Podemos) responde pergunta sobre moradia
A declaração foi dada por Viana durante a primeira entrevista da série do g1 com os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte. As entrevistas são realizadas ao vivo pelo podcast Gerais no g1 com transmissão no site e no YouTube.
“Vamos, primeiro, chamar os voluntários que distribuem comida em Belo Horizonte, porque virou um problema. É uma ação bonita, mas que está gerando sujeira e complicação na cidade. Vamos chamar igrejas, voluntários, centros espíritas, vou arrumar um espaço […] para distribuir comida em lugares fixos. Aqui, a pessoa vai passar por entrevista, vamos saber quem é ela, de onde veio e vamos controlar essa população”, disse Carlos Viana.
Na última semana, o candidato publicou um vídeo nas redes sociais afirmando que “vai devolver os moradores de rua” que vieram do interior para Belo Horizonte trazido por prefeituras das cidade de origem.
O candidato não detalhou a origem da denúncia de que prefeitos do interior promovam a vinda de pessoas em situação de rua para a capital, mas afirmou que pretende notificar ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) aqueles que fizerem essa prática.
“Porque dá uma marmita, a pessoa come, daí a pouco chega outra marmita, ela pega só a carne e joga a comida no chão. Isso deixa a cidade suja, gera prejuízo pra nós. Vamos criar locais, ou no restaurante popular, ou outras áreas em que esse terceiro setor possa abraçar essa população. Mas quer voltar pra cidade? […] Ótimo, vamos colocar a pessoa de volta pra lá, porque lá ela vai ter que buscar a saída dela, junto com a família dela. Mas nós precisamos agir, se a gente não agir nós não temos como controlar mais essa questão da população de rua em Belo Horizonte”, complementou o candidato.
Na entrevista, o candidato do Podemos também minimizou problemas no partido que ocasionaram três trocas de vice, falou que pretende voltar com o transporte por van e com os cobradores nos ônibus e que pretende retomar a gestão do Ensino Médio pela Prefeitura.
Vídeos: Liliana Junger entrevista Carlos Viana (Podemos)

Mais Notícias