Uma das queixas mais frequentes entre casais é a falta de diálogo, justificada pelo corre-corre com os filhos, compromissos profissionais, sociais e a rotina. Sem dúvida, são fatores comuns da vida a dois, mas que podem contribuir para o afastamento do casal, principalmente quando o tempo que têm para estar junto é sempre substituído por mais trabalho ou pela tela do celular. Aliás, um comportamento que fala por si.
A vida a dois é uma construção diária e a comunicação é fundamental para o equilíbrio da união. Muitos relacionamentos que não dão certo são pautados pela falta de diálogo, reforçada pela falsa ideia de que cada um sabe o que o outro está pensando. Essa imaginação gera um fator de confusão, uma vez que, neste cenário, o que não é dito fica subentendido, cada um à sua maneira, tornando cada parte mais ressentida, aumentando a distância.
Muitas pessoas consideram que, para um relacionamento dar certo, apenas o amor é suficiente. É claro que este sentimento é importante, mas considerar que só ele basta para construir uma relação saudável é um grande engano. Um bom exemplo disso são aquelas pessoas, principalmente as mulheres, que associam amor a agradar ao outro e assim passam a vida cuidando da família, esquecendo-se de si mesmas. Não verbalizam suas necessidades, acreditando que a própria felicidade virá através do reconhecimento do outro e não de si. Isso cria um estado de passividade que tende à depressão.
O fato é que, na prática, a comunicação é mais complexa do que imaginamos, já que ela não envolve apenas a troca de ideias ou expressões de sentimentos através da linguagem verbal ou não verbal. É preciso mais. É preciso que o outro compreenda e aqui o tom de voz, da afetividade, faz a diferença, uma vez que permite que ambos sejam ouvidos e valorizados.
Cada ser humano é singular. Cada um, ao entrar em uma relação, traz na bagagem preferências, gostos, formas de perceber o mundo e até mesmo antigos traumas. É preciso dialogar. É preciso que ambos falem das suas reais necessidades e expectativas até mesmo para que haja um consenso em prol da relação, já que nem todos estão dispostos a abrir mão de seus desejos. Assim, para que não se sintam ressentidos, é importante também olhar para dentro de si e se perguntar o que espera deste relacionamento.
Problemas na vida a dois sempre existirão, por isso toda relação tem que ter um espaço para o acolhimento que, através da comunicação, ajuda a manter a conexão emocional, uma vez que o casal torna-se consciente das necessidades de cada um. É uma ilusão considerar que só um dos lados decide. Amor precisa de cumplicidade e isto é algo que se constrói no entendimento de si e do outro. Créditos: Joselene L. Alvim- Psicóloga.