24 de dezembro de 2024

VÍDEO: adolescente é agredido com chute e socos por colega em escola do AP; Polícia Civil investiga o caso 

Imagens foram feitas na escola estadual Antônio Cordeiro Pontes. Coordenação da instituição realizou uma reunião para discutir o assunto nesta terça-feira (30). Aluno agredido passa bem.  Registro foi feito por colegas de turma do adolescente
Um vídeo gravado numa sala da escola estadual Antônio Cordeiro Pontes, localizada na área central de Macapá, mostra o momento em que um aluno é agredido com um chute e socos por um colega de turma. As imagens viralizaram nas redes sociais nesta segunda-feira (29), mas segundo informações o caso aconteceu na semana passada.
O adolescente agredido foi ouvido pelo Conselho Tutelar e pela Polícia Civil do Amapá, e seu estado de saúde é considerável estável. 
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
A direção da escola realizou uma reunião na manhã desta terça-feira (30) para discutir as ações disciplinares dentro da instituição em razão do caso. Segundo a coordenação, políticas de combate ao bullying serão intensificadas entre os alunos. 
Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) informou que apura as circunstâncias do episódio envolvendo estudantes. (Veja nota na íntegra no final desta reportagem). 
A Rede Amazônica, a delegada Daniella Graça, da Delegacia Especializada na Investigação de Atos Infracionais (Deiai), informou que um boletim de ocorrência foi registrado e uma investigação está sendo feita. A polícia trata o caso como bullying e agressão. 
“A Polícia Civil não vai tolerar nenhum tipo de agressão dentro do ambiente escolar. Os alunos que forem identificados como praticantes deste tipo de violência, além de bullying e cyberbullying, serão punidos dentro das exigências da lei”, afirmou Daniella. 
Imagens foram feitas na escola estadual Antônio Cordeiro Pontes
Gea/Reprodução
Na gravação, é possível observar que a sala de aula está cheia de estudantes e sem professor quando a confusão inicia. (Veja vídeo no inicio desta reportagem).
O aluno responsável pelas agressões inicia golpeando o colega com um chute e depois começa a agredi-lo com socos. Com o impacto, o adolescente cai por cima de uma mesa e a confusão para. 
O vídeo não mostra se os outros alunos presentes tentam se envolver para cessar as agressões. O registro foi feito por um desses estudantes que estavam na sala. Ao fundo da filmagem, se ouve gritos e risadas. 
A delegada destacou ainda que todos os envolvidos devem ser identificados, inclusive os responsáveis pela gravação.
“Comportamentos como filmar, debochar e não ajudar aquela pessoa que está sendo agredida em sala de aula ou em qualquer outro lugar também pode ser considerado como conduta criminosa, por isso, estamos trabalhando junto à escola para identificar todos os participantes da ação”, ressaltou a delegada. 
Veja a nota da Seed na íntegra 
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) informa que apura as circunstâncias do episódio envolvendo estudantes da Escola Estadual Antônio Cordeiro Pontes na última sexta-feira, 26.
Os alunos foram identificados e convocados pela direção da unidade de ensino, para esclarecimentos e adoção das medidas cabíveis, bem como os pais e responsáveis, que também foram comunicados do fato. O Conselho Tutelar foi acionado.
A secretaria reitera o compromisso de fortalecer as atividades já existentes da cultura da paz e de prevenção, para manter a segurança e o bem-estar de toda a comunidade escolar.
A Seed reforça que a escola é lugar de paz, de aprendizado, de acolhimento e nenhum tipo de violência ou bullying será tolerado.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, X (Twitter) e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Mais Notícias