☄️ Fenômeno luminoso foi capturado na madrugada de quinta-feira (25) pelo observatório em Nhandeara (SP). Astrônomo de Nhandeara registra explosão de meteoro com brilho mais forte que o de Vênus
Um astrônomo amador e cofundador da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) registrou a explosão de um meteoro com brilho mais forte que Vênus, o planeta mais brilhante do sistema solar. O fenômeno luminoso foi capturado na madrugada desta quinta-feira (25) pelo observatório em Nhandeara, interior de São Paulo.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Astrônomo de Nhandeara (SP) registra explosão de meteoro com brilho mais forte que o de Vênus
Renato Poltronieri/Arquivo pessoal
Ao g1, Renato Poltronieri, responsável pelo observatório, explicou que a magnitude (brilho) do corpo celeste foi de -5,8, sendo que Vênus tem magnitude -5.
O fenômeno durou apenas nove segundos no céu (veja acima). Ainda conforme o astrônomo, mesmo sendo considerado um corpo celeste grande, ele se desintegrou no ar pela pressão ao atravessar a atmosfera da Terra.
“Ele mais ou menos está viajando a 65 km/h e é freado pelo nosso planeta. Ele desacelera e causa o fenômeno, o brilho, ao ionizar. A estimativa é que ele surgiu a 100 quilômetros daqui, próximo ao Mato Grosso do Sul”, explica Renato.
Renato Poltronieri é o co-fundador da Bramon e possui diversos prêmios científicos em Nhandeara (SP)
Desirèe Assis/g1
☄️ O que são meteoros?
Um meteoro, popularmente conhecido como “estrela cadente”, nada mais é do que um fenômeno luminoso que ocorre quando um pequeno fragmento de rocha espacial ou detrito cósmico atravessa a atmosfera da Terra em altíssima velocidade.
Astrônomo de Nhandeara (SP) registra explosão de meteoro com brilho mais forte que o de Vênus
Renato Poltronieri/Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM